A Gazeta do Cerrado, veículo de jornalismo profissional do Tocantins, teve seu trabalho reconhecido internacionalmente e foi uma das contempladas no Fundo Global de Emergência em Jornalismo.
Equipe Gazeta do Cerrado
O Google lançou um Fundo Global de Emergência em Jornalismo, por meio da Iniciativa Google Notícias, para apoiar organizações de notícias pequenas e médias que produzem notícias originais para as comunidades locais.
O objetivo do Fundo é apoiar a produção de jornalismo original para as comunidades locais diante da pandemia do COVID-19. Operando globalmente, ele fornecerá uma rota facilmente acessível para assistência financeira neste momento crítico.
Cerca de doze mil veículos de mais de 100 países se candidataram. O fundo vai distribuir 100 milhões para veículos de comunicação em todo o mundo.
Os fundos serão desembolsados em uma parcela, em dólares americanos ou euros, dependendo da região.
A seleção foi feita por equipes do Google com conhecimento e experiência em publicação digital e jornalismo.
A Gazeta na pandemia
Em home office, a Gazeta do Cerrado intensificou o trabalho nesta pandemia com o fluxo maior de notícias. A equipe tem trabalhado em escalas de plantão permanente para atender as demandas da população do interior do Tocantins diariamente.
“Nosso jornalismo é á serviço do cidadão tocantinense com interação com os leitores, checagem e apuração de todas as informações e agilidade para manter a população bem informada, ficamos felizes com o reconhecimento num momento em que a situação da crise afeta principalmente os veículos de comunicação”.
Disse a editora Chefe do Gazeta do Cerrado, Maju Cotrim.
A Gazeta teve que fazer cortes na equipe e também diminuir custos em todas as áreas, porém sem que o atendimento ás demandas da população fossem afetados.
Para o Editor Executivo da Gazeta, Marco Aurélio Jacob, o momento é preocupante:
“Estamos diante de uma crise mundial de saúde pública, mas ao mesmo tempo é comparável com a crise de 1929, e será lembrada como a pior crise econômica do mundo ou a crise de 2020.”
Jornalismo como serviço essencial
“Isso pede cautela de todos os lados, e a imprensa, que é um serviço essencial, que atualiza diariamente os dados, desmente as informações falsas e teorias duvidosas cumpre o seu papel que é informar com seriedade e qualidade, buscando os fatos e trazendo a luz do conhecimento à população.”
O Jacob revela que vários anunciantes estão recuando ou reduzindo seu orçamento com as mídias no jornal, isso está gerando uma série de demissões também para este setor econômico tão importante para o desenvolvimento de uma sociedade pensante que precisará ajudar na reconstrução e na era pós pandemia.
Ressalta a importância de fundos e ações como esta:
“A Google teve esta preocupação com os produtores de conteúdo e prestigia quem está na linha de frente com este fundo emergencial que ajudará a manter a folha e a pulsão diária do jornalismo que a Gazeta do Cerrado mantém.”
O fundo é um grande incentivo a seguir no caminho que sempre acreditamos ser o único possível, o caminho da informação bem apurada que mostre a verdade dos fatos, como eles são.
Os segmentos e instituições do Tocantins precisam seguir o exemplo do Google e fomentar o segmento do jornalismo digital já que a imprensa também é um serviço essencial à população ainda mais em tempos de tantas fakenews.
Acesse todos os dias e fique bem informado na Gazeta do Cerrado: de fato, notícia!