O Exato – Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins, foi referendado pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Tocantins (Consuni/UFT) em sessão realizada na quarta-feira, 13. Na prática, o exame de qualificação lançado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em outubro, e que tem sua primeira edição marcada para dezembro deste ano, foi oficializado como uma das formas de ingresso da Universidade.
Com a regulamentação do Consuni, ficou autorizada a oferta de vagas em disciplinas específicas dos cursos de Graduação da UFT para alunos do Ensino Médio, na modalidade “Aluno Especial”. O objetivo é aproximar os estudantes do Ensino Médio da Universidade e facilitar a transição para o Ensino Superior, permitindo que eles experimentem um ou mais cursos e possam, assim, ter mais subsídios para definir uma futura profissão.
Juntamente com a normativa que regulamenta o Exato como forma de ingresso na UFT, também foi aprovado o chamado “macroprojeto do Exato”, que prevê diversas ações. Entre elas está a implementação de um Comitê de Avaliação Permanente do Ensino Médio do Tocantins, com a participação de docentes da UFT e da Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc) e a implementação de uma plataforma de indicadores para o monitoramento do desempenho dos estudantes do Tocantins. A ideia é que os resultados do Exato, mantidos de forma sistemática e contínua a cada edição, sirvam como base para um diagnóstico detalhado da educação tocantinense que permita identificar competências e habilidades dos estudantes para subsidiar a elaboração de estratégias de prevenção da evasão e aprimoramento do desempenho, incluindo ações de formação continuada de professores.
Elaborado com base nas especificidades curriculares do Ensino Médio do Tocantins, o Exato será uma espécie de “Enem regional” e seus resultados, conforme previsto pela Prograd, poderão ser utilizados como critério de seleção por outras instituições de Ensino Superior do estado, mediante o estabelecimento de convênios e parcerias.
As inscrições para a primeira edição do Exato estão abertas até esta segunda-feira (18), e a prova será aplicada no dia 15 de dezembro. Mais informações podem ser conferidas no site www.uft.edu.br/exato2024.