Ícone do site Gazeta do Cerrado

Reforço! Mais leitos de UTI Covid começam a operar hoje em Araguaína e Gurupi

Hospital Regional de Gurupi conta agora com 36 leitos de UTI – Foto: Esequias Araújo

A partir desta quinta-feira, 1º de abril, a população tocantinense conta com mais dezesseis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid, no Hospital Regional de Gurupi (HRG), dentre os quais, os quatro últimos instalados e operacionalizados na quarta-feira, 31. As novas unidades estão sob responsabilidade da Organização Social Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) contratada para oferecer o serviço. Em Araguaína, o Governo disponibiliza mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivas a pacientes acometidos pela Covid-19. As unidades requisitadas administrativamente – conforme a Portaria 1/2020 SES/GASEC/PGE, publicada no Diário Oficial do Estado do Tocantins em 31/03/2021 – já estão disponíveis para serem reguladas e estão instaladas no Instituto Sinai Serviços Médicos LTDA, em Araguaína.

Com a liberação dos novos leitos, o HRG passa a contar com 36 leitos de UTI Covid, conforme compromisso firmado pela Gestão Estadual, além de 18 leitos clínicos. “Dentro das possibilidades legais e logísticas, temos honrado nosso compromisso com a população tocantinense, com a abertura de leitos para tratamento contra a Covid-19, de Norte a Sul do Tocantins”, afirmou o governador Mauro Carlesse, acrescentando que “em breve Gurupi contará com novos leitos”.

Já o secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini falou sobre os novos leitos prometidos pelo governador. “Já estamos trabalhando na transformação dos 20 leitos clínicos do Hospital Geral de Gurupi (HGG), em leitos de UTI.  Já abrimos chamamento para contratação de pessoal, como também o processo de compras de medicamentos e insumos necessários. Aguardamos, agora, a instalação da usina de oxigênio necessária  para o funcionamento das unidades”, destacou o gestor, acrescentando que “a previsão é que os leitos de UTI do HGG entrem em funcionamento até o final de abril”.

Números
Com os novos quatro leitos entregues, no HRG,  a rede hospitalar do Tocantins passa a contar com 162 leitos de UTI e 262 leitos clínicos, exclusivos para pacientes acometidos pela Covid-19.

Publicidade

Araguaína

Os leitos serão disponibilizados junto com os insumos, medicamentos e recursos humanos necessários para operacionalização. A partir dessa requisição, os usuários do SUS terão – a partir de agora – acesso a 20 leitos de UTI Covid, na referida unidade hospitalar. Nestas circunstâncias, só em Araguaína, pelo SUS, estão em funcionamento 68 leitos de UTI Covid, sendo 62 adultos (17 no Hospital Regional de Araguaína (HRA); 10, no Hospital Municipal; 15 no Hospital Dom Orione; 20 no Instituto Sinai), além de 6 pediátricos (Hospital Municipal).

Com a disponibilização destes 10 novos leitos, o Tocantins contará com 172 leitos de UTI  e 262 leitos clínicos exclusivos para pacientes infectados pelo novo Coronavírus. “Temos buscado todas as alternativas possíveis para garantir atendimento a todas as demandas da nossa população. Para isso estamos ampliando a oferta de leitos para a comunidade, o que certamente amenizará a fila de espera e garantimos a todos os tocantinenses que os trabalhos de combate a esta pandemia continuam”, afirmou o governador Mauro Carlesse.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Dr. Edgar Tollini ressaltou o compromisso do Governo do Tocantins com a saúde da população. “Estamos trabalhando arduamente para ampliar – além desses requisitados em Araguaína – a ofertas de leitos, diminuindo a fila da regulação. Contudo, a preocupação é aplicar bem os recursos públicos, destacando que o nosso custo com UTI-Covid é, indiscutivelmente, o menor do Norte e Nordeste do Brasil. Assim vamos garantir que a população tocantinense tenha tratamento eficaz e continuado em todo o Estado”, disse o gestor que aproveitou para mandar um recado: “Neste feriado, evitem aglomerações e reforcem, ainda mais, os cuidados com o distanciamento social em comércios essenciais. Além disso, façam constantes higienizações com álcool gel e, acima de tudo, usem máscaras”.

Mais leitos
Aliado às requisições administrativas, o Governo do Tocantins tem trabalhado para abertura de leitos em suas unidades hospitalares. Exemplo disso são as obras (em andamento), no Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), onde, ainda em abril, funcionará 10 novos leitos de UTI Covid.

“Nós aguardamos a finalização das obras, já com a empresa responsável pela operacionalização dos leitos contratada”, informou Tollini, referindo-se à empresa Innmed Gestão em Saúde LTDA, que será a responsável pela contratação de profissionais de Saúde, equipamentos e insumos para o funcionamento dos leitos em Porto Nacional.

Sair da versão mobile