Ícone do site Gazeta do Cerrado

Reitora da UFT, Isabel Auler, falece em Palmas

A reitora da Universidade Federal do Tocantins – UFT, Isabel Auler faleceu nesta segunda-feira, dia 1º. A informação foi confirmada por familiares. Alunos e professores lamentaram o falecimento da reitora.

Ela passou mal na semana passada, se internou num hospital particular da capital na quarta -feira e faleceu hoje.

Retorno na UFT

“Estou ótima, apta, e pronta para o trabalho!”. Foi com essa energia e convicção que a reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, definiu para o dia 17 de abril – segunda-feira após o feriado de Páscoa – seu retorno definitivo ao trabalho. Isabel estava de licença para tratamento de saúde desde o fim do período de férias, no começo deste ano. Em 26 de janeiro, quando viajava pela Argentina, ela sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que a fez ficar internada por 11 dias em Buenos Aires, até ser transferida de volta para Palmas.

“Era um momento de lazer, eu me encontrava tomando café e meia hora depois estava em coma. Isso foi algo realmente surpreendente, que me chocou muito… foi um marco na minha vida”, lembrou a reitora na ocasião.

Em cerca de 70 dias de afastamento, mesmo com o vice-reitor Eduardo Bovolato no exercício da reitoria, Isabel nunca deixou de acompanhar os assuntos da Universidade, tendo, inclusive, realizado reuniões e participado de alguns eventos nesse período. A partir do dia 17, contudo, ela retomou o exercício pleno de suas funções.

Biografia
A reitora Isabel Auler é doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como docente do Mestrado em Educação, Mestrado Profissional em Letras e do curso de graduação em Pedagogia, todos pela UFT.

Antes de se tornar reitora, Isabel foi pró-reitora de Graduação de 2007 a 2012; e vice-reitora de 2012 a 2016, pela UFT. É membro do Comitê Técnico-Científico pela UFT, Foi professora da Unitins de 1991 a 2003, na qual foi diretora de Ensino entre 1999 e 2003.

Sair da versão mobile