Depoimentos emocionantes, revindicações e críticas pautam os discursos durante Sessão Solene em homenagem ao Dia do Jornalista, realizada na manhã desta quinta-feira, 06, no plenário da Assembleia Legislativa. O início foi marcado pela emoção, devido às homenagens in memoriam a Francisco Mateus Junior, Iberê Barroso da Silva, Aline Santos Soares Brabo Maria Arienar da Silva e Olga Cavalcante, falecidos recentemente.
Em seguida, vieram as demandas comuns da categoria, feitas pelo jornalista Junior Veras. Ele pediu apoio aos deputados quanto a observância da lei que trata da carga horária da categoria e respeito ao cumprimento do piso salarial no estado. Veras cobrou também a realização do concurso da Assembleia Legislativa e a regulamentação dos cargos de jornalista lotados nos gabinetes dos parlamentares e na TV Assembleia.
Em seu discurso, a deputada Luana Ribeiro (PDT), que presidiu a sessão, informou que encaminhará as demandas para o presidente da Casa, o deputado Mauro Carlesse (PHS). Luana adiantou que o concurso para provimento de cargos no Legislativo está previsto para ser realizado ainda este ano. “Será um certame sem mácula, onde todos os procedimentos legais e técnicos serão respeitados, e a aprovação será por mérito”, esclareceu.
Já o deputado Zé Roberto (PT) expressou sua indignação com o sistema Globo de Comunicação que, para ele, usa a informação para fazer política partidária. “Nunca tive desvio de conduta, pois fui vítima de um crime”, denuncia. O parlamentar se refere à cobertura jornalística da emissora por conta de sua ida recente à Policia Federal para explicar supostos desvios de recursos públicos cometidos no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), quando ele presidiu a instituição.
Fonte: Assembléia Legislativa