Técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Fundação de Meio Ambiente (FMA) do município de Palmas se reuniram nesta quarta-feira, 17, para finalizar o relatório de análise das coletas, realizadas no último mês, para identificar a “lama negra” que acometeu as margens da praia das Arnos na Capital.
Com base na vistoria técnica e nos boletins de análises laboratoriais, concluiu-se que o efluente que atingiu a praia das Arnos é de origem doméstica. “Como o lançamento não possui fluxo continuo, acreditamos tratar-se de lançamento irregular de esgoto não tratado”, afirmaram os inspetores do Naturatins, Deivid Sousa Silva e Pedro Rodrigues de Oliveira.
Não foi possível identificar a fonte da contaminação, portanto, para identificar possíveis culpados e prevenir o despejo de novos efluentes, a prefeitura e o Naturatins devem intensificar as ações de fiscalização na região.
Sobre a balneabilidade da praia, o diretor de controle ambiental da FMA, Adriano Silva Pinto, afirmou que a praia deve ser liberada ainda hoje, visto que coletas recentes apontaram que a água já está propicia para o banho.
Seguindo recomendação do Naturatins, Adriano ainda afirmou que a prefeitura já realizou a limpeza da areia e está concluindo licitação para intensificar as ações de análise da balneabilidade das praias. “É previsto que, no início de novembro, a prefeitura volte a emitir semanalmente os relatórios de qualidade da água em todas as praias da Capital”, disse.
Fonte: Naturatins