Na ocasião, foram debatidos temas relacionados ao atual contexto do Sistema UAB como a gestão dos polos presenciais, a formação continuada, a articulação e a oferta de cursos a distância. Também foi apresentado o mapeamento dos alunos por região, além de promover a interação das boas práticas e ações conjuntas entre os estados e as instituições ofertantes.
No Tocantins, a Seduc é a mantenedora de 14 polos de Educação a Distância (EaD) que ofertam cursos pela UAB nos municípios de Alvorada, Araguacema, Araguaína, Araguatins, Arraias, Cristalândia, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Mateiros, Palmas, Pedro Afonso, Porto Nacional e Taguatinga.
Durante o encontro, foram apresentadas boas práticas e atividades desenvolvidas nos polos EaD tocantinenses. Também foram apontados os avanços da Educação a Distância no Estado e os resultados que têm refletido na melhoria da Educação no Tocantins.
A superintendente da Seduc, Flavilene Bueno, destacou o desempenho da atual gestão da pasta para a continuidade e efetivação das ações relacionadas à EaD no Tocantins. “Não podemos deixar de reconhecer o apoio da secretária Wanessa Zavarese Sechim para a manutenção dos polos de EaD no Estado e a concretização de iniciativas diversas. É visível a satisfação dos contemplados pelos cursos e dos coordenadores que vêm manifestando esse reconhecimento”, enfatizou.
Universidade Aberta do Brasil
O programa UAB foi implantado em 2006 em todo o País e tem como objetivo expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no Brasil através da modalidade da Educação a Distância, principalmente na formação inicial e continuada de professores da educação básica.
A UAB busca oferecer cursos de licenciatura e formação inicial e continuada de professores da educação básica e cursos para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.