Ícone do site Gazeta do Cerrado

Responsáveis pelas unidades municipais de assistência social devem responder ao Censo Suas 2016 

O prazo para o preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas) referente ao ano de 2016 já está aberto e segue até dois de dezembro, de acordo com o cronograma abaixo. O formulário deve ser preenchido pelos secretários municipais de assistência social e coordenadores das unidades do Suas de cada cidade. Caso o Censo Suas não seja preenchido os municípios podem ter o repasse de recursos federais suspensos.

O Censo Suas é realizado todos os anos e consiste na principal ferramenta de monitoramento da política de Assistência Social. A pesquisa avalia a execução, os resultados dos programas sociais e serviços oferecidos à população, bem como informações sobre a atuação dos Conselhos de Assistência Social e o perfil dos trabalhadores da área.

De acordo com a gerente dos Programas do Suas da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Gildete Evangelista, todos os anos o Tocantins tem uma boa adesão ao preenchimento do formulário e explica: “A equipe estadual sempre mobiliza os municípios, agenda encontros para tirar dúvidas e apoia as equipes municipais no preenchimento”. Este ano, a gerente acredita que surgirão poucas dificuldades, porque gradativamente as equipes tem se familiarizado com o sistema onde o formulário é preenchido. Apesar disso, a Setas está disponível para prestar qualquer esclarecimento pelos telefones 3218 1907, 3218 1906 e 3218 6904.

 

Cronograma

Abertura em 12 de setembro e encerramento 04 de novembro

Cras

Creas

Centro Pop

Abertura em 26 de setembro e encerramento 18 de novembro

Centros de Convivência

Centro Dia e Similares

Conselhos (municipal e estadual)

Abertura 3 de outubro e encerramento 2 de dezembro

Unidades de Acolhimento

Abertura 17 de outubro e encerramento 2 de dezembro

Gestão Municipal

Gestão Estadual

Abertura 5 de dezembro e encerramento 9 de dezembro

Período de Retificação.

Fonte: Ascom Setas

 

 

Sair da versão mobile