Ícone do site Gazeta do Cerrado

Restaurante na Indonésia é inteiramente construído a partir de materiais reciclados

O Ijen aplica em todas as suas instalações o conceito do lixo zero: sem desperdícios!

O Ijen aplica em todas as suas instalações o conceito do lixo zero: sem desperdícios!

O primeiro restaurante da Indonésia de lixo zero foi construído com materiais reciclados e de origem sustentável, e se esforça para eliminar os desperdícios de alimentos.

O conceito do lixo zero incentiva a repensar os ciclos de vida dos recursos, de modo que nada seja aterrado e o que seria jogado fora, seja reutilizado. Estamos vendo esse modelo sendo aplicado a mercearias, cosméticos e até arquitetura.

Segundo o portal Treehugger, para o restaurante Ijen localizado em Bali, Indodesia, o desperdício zero significa não apenas criar um esquema de design que reutilize uma variedade de materiais descartados, mas também servir peixe que foi pescado localmente.

Projetado pela equipe de design interna no Potato Head Beach Club, o Ijen é um restaurante ao ar livre que está situado no meio do clube, e apresenta móveis e detalhes interiores que foram criativamente feitos a partir de materiais reciclados.

O mobiliário foi feito a partir de pedaços de espuma de motocicleta e madeira de origem sustentável. Já o piso do restaurante foi construído a partir de uma mistura de cimento, pratos quebrados e lascas de copos, enquanto a parte das paredes foi coberta com persianas recicladas.

Até mesmo as velas do restaurante foram feitas de garrafas de vinho, cera queimada feita com óleo de cozinha descartado da Potato Head, enquanto os menus são impressos em papel colhido de forma sustentável, presos a placas que foram feitas com pneus de caminhão também reciclados. Os guardanapos de pano reutilizáveis ​​do resto foram tingidos à mão no local.

A coleta de lixo, por sua vez, é separada em cinco caixas diferentes, que variam de resíduos orgânicos e inorgânicos. As sobras de comida servem a porcos em fazendas próximas, ou compostagem. Conchas de frutos do mar são esmagadas até virarem pó para serem usadas como fertilizante ou ração animal, enquanto produtos secos são reciclados pela Ecobali, um serviço local de gerenciamento de resíduos.

Sair da versão mobile