Ícone do site Gazeta do Cerrado

Reunião de Lula com Governadores: “Vocês vieram prestar solidariedade ao país e à democracia”, diz presidente a chefes estaduais

Presidente Luis Inácio Lula da Silva – Foto – Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na noite desta segunda-feira (9/1), com os 27 governadores, vice-governadores ou representantes dos Executivos estaduais do país. A reunião ocorreu no Palácio do Planalto. No encontro, os presentes defenderam a pacificação e a reconstrução do país.

O compromisso desta segunda ocorre um dia após atos antidemocráticos, de violência, terrorismo e vandalismo serem registrados na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

É o primeiro encontro que Lula tem com os chefes estaduais desde que tomou posse, em 1º de janeiro, em seu terceiro mandato à frente da Presidência da República. Inicialmente, a primeira reunião com os governadores ocorreria apenas em 27 de janeiro — agenda que está mantida.

Na ocasião, Lula disse a governadores que o intuito do encontro era “prestar solidariedade ao país e à democracia”. O presidente fez diversas críticas à Polícia Militar do Distrito Federal e a generais das Forças Armadas que foram omissos e coniventes com os vândalos bolsonaristas que depredaram prédios públicos.

Publicidade

“Nenhum general se moveu para dizer ‘não pode acontecer isso’, ‘é proibido pedir isso’, ‘nós não vamos fazer isso’”, declarou Lula.

Lula ainda justificou o decreto de intervenção federal na segurança pública do DF. “Tive que tomar uma atitude forte, porque a Polícia Militar de Brasília negligenciou”, afirmou.

Presentes na reunião

Veja abaixo, os presentes na reunião desta segunda:

Fonte – Metrópoles

 

 

Sair da versão mobile