O secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Durval Júnior, se reuniu na manhã desta sexta-feira, 24, com representantes dos lojistas do segmento de automóveis seminovos da Capital, para discutir a ocupação irregular de carros seminovos nas calçadas e passeios públicos, das empresas (compra e venda de veículos).
Na oportunidade, a Superintendente de Trânsito, Valeria Oliveira, falou aos empresários o que preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com relação aos veículos estacionados no passeio de pedestres que estão em desacordo os dispositivos do CTB.
O Secretário da Sesmu, Durval Júnior, reiterou aos empresários que deseja buscar uma solução definitiva para o problema, pois o órgão recebeu uma notificação do Ministério Publico Estadual (MPE), na qual relata que tem recebido denúncia por parte do cidadão palmense reclamando da ocupação irregular de calçadas e passeios públicos na Quadra 104 Sul.
Os empresários e representantes dos lojistas do segmento de automóveis seminovos da Capital reconheceram a necessidade de se adequarem a lei, mas ressaltaram que nem todos os carros que usam a calçada em frente as suas lojas são provenientes do comércio de seminovos, mas de particulares que migraram para o local após a cobrança no estacionamento rotativo na Avenida JK.
Na oportunidade, os empresários apresentaram algumas sugestões e demandas da classe e dos comerciantes para melhoria do tráfego na Avenida SE-05, como por exemplo, a mudança do fluxo da via para sentido único de forma a evitar acidentes e acabar com os congestionamentos.
As demandas e sugestões serão devidamente analisadas, após serem oficializadas. A análise será feita pelo setor responsável da Sesmu e também pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária e Serviços Regionais (Sedurf), que atua na fiscalização do departamento de obras e posturas, nos termos da Lei Municipal nº 2.299/17.
O Presidente do Shopping do Automóvel e diretor da Acipa, Gleydson Ricardo, elogiou a iniciativa da secretaria em convidá-los para buscar uma solução definitiva do problema.
“É a primeira vez que temos uma reunião com prefeitura em que não fomos multados antes, nos dando a oportunidade de nos expressarmos, pois queremos juntos buscar a solução já que se trata de um segmento que cresceu bastante em Palmas que é o comercio de seminovos”, disse.
Ainda de acordo com Ricardo Gleydson Ricardo, os empresários do setor estão providenciando um espaço direcionado para a compra e venda de automóveis, o Shopping do Automóvel. “Enquanto nosso espaço não estiver pronto vamos atender as recomendações do MPE e as exigências das Normas de Trânsito”, disse ele.
fonte: Secom