O ex-prefeito de Pedro Afonso e ex-secretário da Governadoria, Jairo Mariano (PDT), anunciou sua desistência de concorrer às eleições municipais deste ano. A decisão foi comunicada ao seu grupo político na cidade através de seu tio, Deuzimar Milhomem, durante uma reunião na noite de sexta-feira, 21. Mais cedo, Jairo havia informado diversos líderes políticos sobre sua decisão por telefone. Segundo informações obtidas pelo CT, a desistência foi motivada pela situação de saúde de sua esposa.
Apesar da desistência de Jairo, seu grupo político em Pedro Afonso deseja lançar um candidato para concorrer contra o atual prefeito, Joaquim Pinheiro (Progressistas). Entre os possíveis nomes estão o engenheiro agrônomo e empresário Benedito Moura Medeiros, conhecido como Bené (PT), a presidente da Câmara, Lili Benício (PDT), e os vereadores Sipriano Soares (UB) e Breno Alves (PDT).
Jairo Mariano chegou a lançar sua pré-candidatura à prefeitura de Palmas enquanto ainda ocupava o cargo de secretário da Governadoria. Após deixar o cargo no Palácio Araguaia em novembro, ele decidiu disputar a Prefeitura de Pedro Afonso, onde já havia governado por dois mandatos. No entanto, seu grupo político estava aguardando uma confirmação oficial, que não ocorreu até a terça-feira, 18, levando à conclusão de que Jairo não participaria da disputa.