Reviravolta em Sampaio! A Justiça Eleitoral mudou a decisão e liberou a divulgação de uma pesquisa realizada pelo Instituto Skala na cidade. O levantamento, registrado sob o número TO-08655/2024, indica Agnom Gomes à frente com 54,4% das intenções de voto, seguido por Maria Marques, que ocupa o segundo lugar.
O Juiz Jefferson David Asevedo Ramos concedeu liminar na manhã deste sábado, 28, permitindo a liberação da pesquisa registrada pelo número TO-08655/2024 do Instituto Skala.
“Diante do exposto, e considerando que não há evidências de má-fé ou manipulação intencional dos dados por parte da empresa Moreira & Noleto Ltda – ME / Instituto Skala, DEFIRO o PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO apresentado e mantenho a validade da pesquisa eleitoral realizada, retirando a determinação de suspensão de veiculação da referida pesquisa. A margem de erro apresentada pela empresa, ainda que contestada inicialmente, encontra-se dentro de parâmetros aceitáveis de prática estatística e cumpre com as determinações legais vigentes”, disse o Juiz.
A empresa Moreira & Noleto Ltda – ME
/ Instituto Skala (id. 122803170) apresentou um pedido de reconsideração em face da decisão liminar que questionou a margem de erro apresentada na pesquisa eleitoral realizada no município de Sampaio–TO. A empresa contestou os cálculos da margem de
erro apresentados na decisão inicial e defendeu a validade de sua metodologia estatística.
A pesquisa
Na estimulada a pesquisa estimulada mostra Agnom Gomes com 54,4%, Maria Marques com 39,4%, 6,2% não sabem ou nao responderam.
A rejeição mostra Maria Marques como mais rejeitada como 22,1%, Agnom com 17,8% e 60% afirmaram que não rejeitam ninguém.
Os trabalhos de campo foram realizados no dia 13 de setembro de 2024 por entrevistadores selecionados e treinados pela supervisão de campo do Instituto SKALA.
Foram realizadas 163 (Cento e sessenta e três) entrevistas A amostra definida pela estatística apresenta grau de confiabilidade de 95% de acerto e pode apresentar até 3,5% de margem de erro para mais ou para menos.