Ícone do site Gazeta do Cerrado

Risco desnecessário: 30% dos acidentes de trânsito têm relação com a falta de revisão veicular

 

Problemas com freios, pneus e amortecedores estão entre os causadores de incidentes durante viagens de fim de ano

A temporada de férias está chegando e com ela uma preocupação recorrente: o perigo para quem vai pegar a estrada. No Tocantins, só entre janeiro e agosto deste ano, 393 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito, segundo dados contabilizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) e pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). O número total de acidentes, no período, passa de 4.200 e o que surpreende é que boa parte deles poderia ser evitada antes mesmo da viagem começar.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Scaringella Trânsito, 30% dos acidentes de trânsito ocorrem por problemas relacionados a pneus, freios, amortecedores, níveis de óleo e de água, por exemplo. Incidência que costuma aumentar durante as festas de fim de ano já que o número de veículos circulando nas rodovias aumenta. O segredo para reduzir o risco de se envolver em acidentes passa pela prevenção. Uma boa revisão mecânica pode acabar salvando vidas.

Em Palmas, para conscientizar os condutores, a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Corrêa, diz que ao comprar um veículo na empresa, o cliente já recebe toda a orientação sobre os cuidados que vão garantir a segurança no uso do carro. “Nós temos o compromisso de mencionar os prazos das revisões e a importância delas, tanto pela economia, por evitar a deterioração do carro, quanto para contribuir para um trânsito mais seguro”, afirma a gestora.

Ainda de acordo com ela, é preciso escolher com cuidado o local para realizar a revisão veicular antes de viajar. “A gente recomenda sempre que o cliente busque locais totalmente de confiança, com profissionais especializados e competentes e que façam o procedimento com o rigor necessário, usando produtos de qualidade. Afinal, é a segurança de uma família que está em jogo”, orienta Maria Tereza, indicando que a concessionária é sempre a melhor opção pela qualidade do serviço e das peças utilizadas.

Sair da versão mobile