Ícone do site Gazeta do Cerrado

Ritmo Capoeboicongo será lançado nacionalmente em Taquaruçu com participação do cantor e compositor Xangai

Foto – Divulgação

 

Termina a Festa TabokaGrande 2023, com o Cantorias em Capoeboicongo e o Palmas Férias lança nacionalmente o ritmo capoeboicongo.

O Encontro dos bonecos “Gigantes de Palmas”, aconteceu dia 22 de julhona Aldeia TabokaGrande e segue com uma semana de vivências e experiênciasnaturais, gratuitas que podem ser agendadas pelo link. https://booking.builderall.com/c/wertemberg-nunes/semanacorposaudavel

 

Palmas Férias lança nacionalmente o ritmo capoeboicongo com o mestreWertemberg Nunes e seus convidados cantores e compositores autorais para se apresentarem, com a Banda TabokaGrande. Nesse ano o Mestre se apresentara com parceiros como, Magoo e Bando Urtiga, Edi Ribeiro, Rodrigo Rodrigues e terá a participação especial do cantor e compositor Xangai.

 

As canções em capoeboicongo, um ritmo nativo e característico das misturas diversas e influências da cultura popular dos reisados, das rodas de capoeira, do boi e das cantorias populares do universo tupi-afro-brasileiro da capoeira de boi e congado, são bases da cultura tabokagrande e produto cultural típico de Palmas onde se juntam várias culturas.

 

Para conhecer mais podem ser acessadas nas principais plataformas de áudio em dois álbuns: Mitos TabokaGrande e Cantorias Tabokagrande em Capoeboicongo.

 

No Spotify, acesse este link: https://open.spotify.com/intl-pt/album/3vnvr7y4kIblZcltf8oryv?si=VuWc2fttRDq6XA_nXtvQsA&nd=1

 

As atividades da Festa Tabokagrande se encerram no dia 29/07 na praça Maracaípe com o Cantorias em Capoeboicongo, quando a Banda TabokaGrande e convidados do Mestre Wertemberg Nunes apresentara o Capoeboicongo.

 

Até 28 de julho acontece a semana “Corpo Saudável” com atividades dedicadas à saúde do corpo e da mente, além de ações educativas que
promovem a consciência ambiental e o equilíbrio da vida e cultura humana com o meio ambiente.

 

Programação

De 23 a 28 de julho – Centro de Cultura e Turismo Aldeia TabokaGrande

 

Semana O Corpo Saudável

Experiências culturais voltadas para o turismo. Roteiros e vivências com atividades de cultura de cunho saudável
interativas com o ambiente natural da região.

Uma semana dedicada a vivencias e caminhadas na estrada do salvador que ficara durante esse período ofertando a trilha e outras vivencias
gratuitas. Os interessados devem agendar sua participação na página da Festa TabokaGrande link. https://booking.builderall.com/c/wertemberg-nunes/semanacorposaudavel

 

Na praça Maracaípe em Taquaruçu
Das 20 as 22 horas – Dia 29 de julho

 

Foto – Divulgação

 

Cantorias em Capoeboicongo

 

A proposta dessa Cantoria é apresentar o ritmo cpaoeboicongo com versões de músicas mitos da cultura tabokagrande e canções populares do Mestre Wertemberg e seus convidados que tocará tambem algumas canções em capoeboicongo.

 

Em 2019 na praça Maracaípe foi o primeiro festival de cantorias em capoeboicongo. Dessa ação resultou o Festival Nacional em Capoeboicongo em 2021 de forma online. Agora, a banda TabokaGrande volta a praça maracaipe com participação de músicos da aldeia e parceiros como o cantor e compositor magoo e o bando Urtiga além de convidados especiais para compor o Cantorias 2023, que vai ter a participação especial do aclamado compositor e grande voz da cantoria o artista Xangai.

 

O ritmo nativo da Tabokagrande foi lançado em 2001 junto com as manifestações dos bonecos gigantes em Taquaruçu e a partir de 2019 vem desenvolvendo encontros com artistas autorais para integração e manifestação dos valores do capoeboicongo, atração principal na cosmologia da Aldeia desde quando começou as manifestações culturais que deram origem a cultura TabokaGrande.

 

 

A Banda TabokaGrande

É a banda base das apresentações dos Bonecos gigantes de Taquaruçue se apresenta desde 2001 nos cortejos dos bonecos e nos eventos da aldeia tabokagrande.

 

O ritmo capoeboicongo, é a base fundamental das manifestações dos Gigantes de Palmas em Taquaruçu surgem a partir da consagração na Queimados Tambores onde são apresentados nos vários processos de transformação e apresentação da cultura TabokaGrande.

No início das manifestações carnavalescas em que se apresentou em Taquaruçu os bonecos gigantes a banda realizaram apresentações no carnaval de 2002 a 2004 e depois disso fez apresentações em festivais de música, como Cantocantins, Fest Palmas e Festival da Canção de Porto Nacional.

 

Por um longo período apresentou-se somente nas atividades da Aldeia TabokaGrande, com a pandemia o mestre Wertemberg lançou vários produtos da Aldeia, a revista Tambores de capoeboicongo é o ritmo capoeboicongo que pode ser verificado em https://tamboresdecapoeboicongo.taquaruçu.com/ e realizou o festival Capoeboicongo. https://festivalcapoeboicongo.taquaruçu.com/ e tambem gravou com a banda tabokagrande todo o repertório de canções dos rituais da Aldeia denominado Mitos TabokaGrande e outro disco de Cantorias em Capoeboicongo com parceiros e composições populares. Estes dois discos estão publicados em 150 plataformas de áudio do
mundo inteiro. Mitos tabokagrande  https://artists.landr.com/692531738288 e Cantorias em https://artists.landr.com/692531738387

 

O processo criativo do capoeboicongo bem como mais informações sobre a originalidade e o universo da Aldeia TabokaGrande pode ser visto em khttps://taquaruçu.com/

 

Xangai cantador e compositor nacional

 

Nesse ano além de convidados da região, Cantorias tem como convidado especial o Cantador Xangai, um dos mais consagrados intérpretes da música popular brasileira, fez parcerias musicais antológicas com compositores como Geraldo Azevedo, Renato Teixeira, Elomar, Vital Farias e Juraildes da Cruz, entre outros.

No seu repertório avultam as canções nordestinas, de raiz popular, tais como xote, baiões, forros, cocos, repentes, canções românticas, óperas e árias sertanezas. Mantém uma personalidade cultural única, forte e bem decidida.

Atuou em 2016 na novela Velho Chico da Rede Globo junto com Maciel Melo.

 

Foto – Divulgação

Xangai protagonizou o cantador Avelino, que foi um sucesso de audiência, em horário nobre na TV Globo. Ganhador do Prêmios como Sharpe- em 1998 com a música Nois é Jeca Mais é Joia (Juraíldes da Cruz)

 

Magoo e Bando URTIGA

 

Outro convidado Par o Cantorias Em Capoeboicongo é o Magoo e Bando Urtiga.

Em 2015 teve início a Banda Urtiga tocando em festas e contratos de barzinhos para a noite tocantinense. Cresceu o prestígio do grupo pelo público, e foi então que iniciaram o processo de compor as próprias letras de suas músicas. Em 2019, a banda resolveu dar um tempo.

 

Fernando Magoo seu vocalista sentiu que era o momento de dar um novo direcionamento e iniciou o projeto Magoo e o Bando urtiga, com o propósito de gravar um EP contendo músicas autorais e iniciando um novo processo de shows.

 

Na mesma época, Fernando Magoo começou a cantar junto com o grupo TabokaGrande e teve ainda mais certeza que era o momento do grupo estar no contexto da música autoral.

Magoo e o Bando Urtiga fecham assim, O Cantorias em Capoeboicongo, e para quem quiser conferir pode acessar Magoo em Capoeboicongo em. https://open.spotify.com/intl-pt/track/3bVc4Ma9MEHGcU0m6gttxK?si=370b20e410274cb3&nd=1

 

Foto – Divulgação

 

Festa TabokaGrande, a Festa dos bonecos, Gigantes de Palmas.

 

Fonte – Assessoria

Sair da versão mobile