Ícone do site Gazeta do Cerrado

Roda Literária chega em sua 4ª edição promovendo trocas entre escritores

A 4ª Roda Literária promovida pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) discutiu o tema ‘Reflexões e Práticas de Escritores’ na noite desta sexta-feira, 18, na Biblioteca Municipal Jornalista Jaime Câmara, e contou com o lançamento de livros, debate, declamação de poemas e música ao vivo.

Além da mediadora do debate literário, Francisquinha Laranjeiras, participaram da Roda Literária os escritores Felipe Milhomem, Cleude Guedes, Gislene Camargos, que lançaram respectivamente os livros ‘Estátua Viva’, ‘Sobre Coisas’ que nos edificam’’ e Dançando com a Menô’.

Felipe Milhomem destacou que apresenta em seu primeiro livro ‘Estátua Viva’ com poemas sobre as angústias de um jovem estudante que deixa o ninho familiar para encarar as aventuras e desventuras de Palmas e o início do ensino superior, marcando assim o começo da vida adulta do escritor.

Cleude Guedes lança seu sexto livro e declara que incorporou um ser que se curvou ao mais alto nível de simplicidade para dizer palavras edificantes às pessoas. “Esse livro é uma das mais puras maneiras que encontrei de servir as pessoas”, disse.

A escritora Gislene Camargos ressalta que sempre gostou de escrever, mas começou a sistematizar depois de finalizar o doutorado, lançando assim seu quinto livro. “É um livro de poemas, que por meio de uma metáfora retrata o período da menopausa, mas também o recomeço, a ressignificação dessa fase feminina, que temos que fazer todos os dias”.

O presidente da FCP, Giovanni Assis, ressaltou que com esta Roda Literária é só o começo, e abre diversas possibilidades de voltar com as Terças Literárias que atraiu muitos escritores e amantes da literatura. “Queremos acessar a cultura em todas as suas manifestações, inclusive a paixão pelos livros e pela literatura, com essa relação intergeracional, misturando escritores novos com os mais experientes. Percebemos que a juventude se interessa pela leitura, e para além disso, se tornam escritores”, disse.

Sair da versão mobile