Ícone do site Gazeta do Cerrado

Romaria do Bonfim: Fé que arrasta multidões

Vitória Soares 

Nesta quarta-feira, 15, fiéis acompanham a Missa do Senhor do Bonfim, que faz parte de uma semana de fé e celebração. A Romaria do Senhor do Bonfim se iniciou no dia 6 deste mês e terminará na próxima sexta-feira, 17, com a Missa dos Romeiros.

A Romaria do Senhor Bonfim acontece todos os anos, e os romeiros vindos de diferentes lugares, caminham longas distâncias e pagam promessas em agradecimento a graças recebidas. A celebração é maior simbolo de tradição do Tocantins, onde a fé está presente nos caminhos percorridos por milhares de fiéis com destino a igreja onde está o santuário.

Em Natividade, município distante 278 quilômetros de Palmas, o festejo é realizado há mais de dois séculos. Segundo a tradição, um vaqueiro encontrou uma imagem do Senhor do Bonfim em cima de um toco de árvore e, após levá-la para Natividade, a imagem voltou a aparecer de forma inexplicável em Bonfim, como o santo sempre retornava ao local, os devotos começaram a seguir a pé até o povoado.

A preparação para receber os romeiros se inicia antes mesmo da caminhada, com meses de antecedência, quando os moradores da cidade preparam suas casas e os templos, para receber uma enorme quantidade de fiéis e celebrar junto a eles essa da data tão importante para os devotos do Senhor do Bonfim.

Araguacema e Tabocão 

Em Araguacema, distante 290 quilômetros da capital, a celebração se iniciou com a história de um morador que teria encontrado uma imagem somente com o tronco de Jesus, posteriormente batizada de Jesus do Bonfim.

A Romaria também acontece em Fortaleza do Tabocão, distante 168 quilômetros de Palmas, onde o festejo começou pela devoção de um morador local que construiu uma capela após alcançar uma graça atribuída ao santo.

Sair da versão mobile