Ícone do site Gazeta do Cerrado

Saiba como o produtor rural pode investir em energia limpa

07/05/2019 - Agrotins 2019. Abertura da maior feira de agronegócio do norte do Brasil, energia solar. Local: Recinto de eventos da feira Foto; Regiane Rocha

O produtor que visitar até sábado, 11, a Fazendinha do Calor Humano, da Prefeitura de Palmas, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2019, vai conhecer de forma didática diferentes exemplos da aplicação de sistemas de energia solar em uma propriedade rural.

Na fazendinha há placas de geração de energia fotovoltaica alimentando desde a sede da fazendinha até o galinheiro. Quatro placas garantem o funcionamento 24 horas da bomba usada para abastecer o tanque suspenso de 25 mil litros com peixes amazônicos.

O engenheiro elétrico da Secretaria Extraordinária Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis (Secres), Helisson de Castro, explica que o sistema com quatro placas, um microconversor e uma bateria custa em torno R$ 6 mil e garante funcionamento ininterrupto da bomba e ainda reserva de energia para o sistema.

A explicação prática deste e outros sistemas expostos na fazendinha ajudam, conforme explica o secretário executivo Secres, Jean Ávila, a demonstrar ao produtor rural de Palmas como funciona o programa Palmas Solar e como ele pode obter descontos em impostos municipais após realizar o investimento em geração de energia limpa.

07/05/2019 – Agrotins 2019.
Abertura da maior feira de agronegócio do norte do Brasil, Secretario Roberto Jorge Sahium.
Local: Recinto de eventos da feira
Foto; Regiane Rocha

Publicidade

O programa oferece incentivos fiscais que resultam em economia de impostos, para o dono de imóvel urbano e também rural, como até 80% sobre o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e até 25% da outorga onerosa (do direito de construir, da mudança de uso ou da regularização de edificações), por exemplo.

Na visita, o produtor que se mostrar interessado será direcionado a procurar uma das unidades do Resolve Palmas para montar o processo com a solicitação para adesão ao programa Palmas Solar.

“Toda propriedade tem certa dificuldade de ter acesso à linha de transmissão de energia e fazer isso que está demonstrado aqui colocando energia solar, a gente resolve esse problema e acaba que o produtor está ajudando o planeta, porque continuar consumindo fontes de energia não renovável prejudica muito o meio ambiente”, avalia o secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium.

Energia limpa

O programa Palmas Solar visa a promoção da responsabilidade socioambiental como política governamental, auxiliando o crescimento econômico e estimula a população a adotar sistemas de aproveitamento da energia solar. Por isso, além do aproveitamento do potencial energético pelos contribuintes, o programa tem em andamento projeto para instalação de usina fotovoltaica que garantirá à Prefeitura de Palmas grande economia na conta de energia de seus prédios públicos.

Sair da versão mobile