Ícone do site Gazeta do Cerrado

Saiba como solicitar a 2ª via da Certidão de Nascimento pela internet

Registro Civil emite online certidão de nascimento e de casamento — Foto: Divulgação/Registro Civil

A segunda via da certidão de nascimento pode ser obtida online por meio da plataforma Registro Civil. Mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN-Brasil), o site conta com um serviço informatizado para facilitar o fornecimento do documento. Para tirar uma certidão de nascimento online, basta inserir dados pessoais incluindo números de livro, folha e termo da certidão e encomendar para o cartório responsável. O acompanhamento do pedido e o pagamento (com boleto ou cartão de crédito) podem ser feitos totalmente via Internet. Veja a seguir como obter a certidão de nascimento.

Passo 1. Acesse o site do Registro Civil (registrocivil.org.br) e escolha a opção “Nascimento”;

Acesse a solicitação do documento de nascimento no site Registro Civil — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Comece o preenchimento do formulário inserindo estado, cidade e cartório. Avance no botão “Próximo”;

Informe o cartório — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. Digite nome completo, CPF e data de nascimento e continue;

Apenas o nome completo é dado obrigatório — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 4. Na sequência, informe os nomes dos pais. Se não souber, deixe em branco;

Informe nome de pai e mãe — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 5. Depois, é necessário informar dados presentes na certidão original, como livro, folha e termo. Os dados, porém, não são obrigatórios;

Informe dados da certidão — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 6. O site Registro Civil permite encomendar uma segunda via de certidão digital, que chega via e-mail, ou impressa em papel oficial, que pode ser retirada presencialmente ou recebida pelos Correios. Ao selecionar uma certidão impressa, é possível também adicionar a Apostila de Haia, que garante validez do documento no exterior, desde que o país seja signatário da Convenção de Haia;

Escolha a maneira de obtenção do documento — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 7. Revise os dados informados, marque a caixa que confirma a leitura dos termos de uso e avance;

Revise os dados da solicitação — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 8. O site exibirá o preço do serviço na tela seguinte. Pressione o botão “próximo”;

Revise o valor parcial da solicitação — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 9. Para prosseguir, é preciso ter uma conta no site. Selecione o link na parte de baixo para se cadastrar;

Crie uma conta no site Registro Civil — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 10. Preencha informações como nome, CPF, telefone e endereço;

Faça cadastro gratuito no site Registro Civil — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 11. Se o documento for encomendado na modalidade impressa, é preciso escolher o método de entrega;

Escolha a forma de entrega do documento impresso — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 12. Por fim, selecione o método de pagamento. O registrocivil.org.br aceita cartão de crédito e boleto. O valor total do pedido aparece no topo da tela.

Confira o valor total e efetue o pagamento online — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Fonte: TechTudo

_______________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Sair da versão mobile