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Saiba por que o Instagram não oferecerá feed em ordem cronológica tão cedo

(Divulgação/Instagram)

Há pouco mais de dois anos, o Instagram resolveu deixar a ordem cronológica de lado e apostar em um feed que ordena fotos e vídeos pela relevância. O novo formato foi criticado por boa parte dos usuários, mas não deve ser abandonado pela rede social em um futuro próximo.

Ao contrário do que muitos pensam, o formato contribuiu para um crescimento no alcance das fotos. O Instagram afirma que, com o feed cronológico, as pessoas viam apenas metade do que seus amigos publicavam. Agora, a parcela de posts visualizados aumentou para 90% e o tempo de permanência no app aumentou.

De acordo com a rede social, os usuários que não gostam do algoritmo são escutados, mas neste momento, não há nenhum plano de oferecer o feed cronológico como alternativa. O objetivo é evitar que a plataforma se torne muito complexa, já que alguns usuários poderiam esquecer qual tipo de feed eles escolheram.

Buscando se tornar um pouco mais transparente, a empresa reuniu jornalistas para explicar como seu algoritmo funciona. A rede social disse que não oculta publicações – exceto as que infringirem suas regras – e permite que você veja todas se continuar rolando o feed.

No entanto, ela utiliza aprendizado de máquina (machine learning) para criar um feed diferente mesmo que duas pessoas sigam as mesmas contas. Para ordenar as publicações, três fatores são levados em consideração:

Além disso, outros critérios influenciam como fotos são ordenadas. O primeiro deles se relaciona com a frequência com que você usa o Instagram. Nesse caso, o aplicativo tentará mostrar as melhores fotos publicadas desde a última vez que você o abriu.

Em seguida, o algoritmo analisa a quantidade de contas que você segue. Quanto mais pessoas você acompanha, menos fotos você verá de cada uma. Por fim, está o tempo de uso, que ajuda a rede social entender se você acompanha poucas fotos por vez ou se passa muito tempo no aplicativo.

O Instagram também afirmou que não reduz o alcance de contas que postam com muita frequência ou que usam muitas hashtags. Ao mesmo tempo, não aumenta o alcance de quem publica stories, vídeos ao vivo ou possui uma conta para empresas.

Com informações: TechCrunch.

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