Ícone do site Gazeta do Cerrado

Saiba quando estarão permitidas as propagandas eleitorais este ano

Votação – Foto – TSE


As convenções partidárias começaram nesse sábado (20/7) e têm o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com demonstrações de apoio em pleno vapor. Nomes exponenciais de partidos estão em suas bases eleitorais para participar dos eventos que vão confirmar os nomes que concorrerão às eleições municipais de 2024 para prefeitos e vereadores.

As convenções partidárias começaram e têm até o dia 5 de agosto para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Com os nomes definidos e registrados, o dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.

As Eleições Municipais 2024 ocorrerão em pouco mais de três meses, em 6 de outubro, quando 155,9 milhões de eleitores vão às urnas. Até lá, uma série de regras precisam ser seguidas. Todas as datas para cada pormenor foram regulamentaras pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio da Resolução nº 23.738/2024.

Confira as principais datas a partir de agora:

5 de agosto

6 de agosto

15 de agosto

16 de agosto

17 de agosto

20 de agosto

3 de setembro

6 de setembro (30 dias antes da eleição)

9 de setembro

16 de setembro

21 de setembro

30 de setembro

1° de outubro (5 dias antes do 1° turno)

3 de outubro (3 dias antes do 1° turno)

4 de outubro (2 dias antes do 1° turno)

5 de outubro (1 dia antes do 1° turno)

6 de outubro (dia das eleições, 1º turno)

Transporte de armas e munições

27 de outubro

Eleições

As Eleições Municipais 2024 ocorrerão em todo o país, excluindo-se o Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores. A votação será aberta a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h. Dia 19 de dezembro é o último dia para a diplomação dos eleitos.

Sair da versão mobile