Ícone do site Gazeta do Cerrado

Salas de atendimento às crianças e adolescentes com deficiência nas escolas dobraram em 2019

As salas de recursos multifuncionais, que provêm atendimento específico a crianças e adolescentes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, irão funcionar em 2019 com três unidades em período noturno, nas escolas Henrique Talone Pinheiro (Arse 24), Beatriz Rodrigues (Arno 42) e Maria Júlia (Aureny III). Outra novidade deste ano é a quantidade de salas, que saltou para 45, quase o dobro em relação ao ano passado. Outras salas devem ser abertas de acordo com a demanda.

As salas de recurso têm atendimento realizado por professor especialista em educação especial, e atendem alunos da rede municipal e comunidade em geral a partir dos quatro anos de idade até a educação para jovens e adultos (EJA). Cada turma tem 20 vagas, quantidade que permite maior facilidade no provimento das condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular a alunos que apresentem necessidades específicas. As matrículas devem ser feitas na própria escola.

Uma vez matriculado, o aluno passa por uma detalhada entrevista com o profissional para que se conheça sua história, seu perfil, suas capacidades e necessidades específicas, a partir da qual será traçado um plano individual de intervenção.

A coordenadora das salas de recursos multifuncionais, Monique Figueras, explica que basta o interessado estar matriculado em alguma escola da rede pública ou particular para ter acesso às salas de recursos multifuncionais. “Estima-se que 3% a 5% das pessoas possuam algum tipo de habilidade ou superdotação. A partir deste ano, a Semed irá promover a identificação destes casos na rede municipal para prover o necessário atendimento nas salas de recurso”, disse.

Confira as escolas e centros de educação infantil que possuem salas de recurso

Escolas Municipais de Ensino Fundamental

Anne Frank

Antônio Gonçalves

Benedita Galvão

Crispim Pereira

Darcy Ribeiro

Degraus do Saber

Estevão Castro

Francisca Brandão

Henrique Talone

João Beltrão

Jorge Amado

Lúcia Sales Pereira

Maria Beatriz Rodrigues

Maria Júlia

Maria Rosa

Monteiro Lobato

Paulo Leivas

Rosemir Fernandes

Sávia Fernades

Thiago Barbosa

ETIs

Almirante Tamandaré

Anísio Teixeira

Aprígio Thomas de Matos

Caroline Campelo

Cora Coralina

Daniel Batista

Eurídice F. de Melo

Luiz Nunes de Oliveira

Luiz Rodrigues Monteiro

Marcos Freire

Margarida Lemos

Monsenhor Piagem

Olga Benário

Pe. Josimo Tavares

Professora Sueli P. Reche

Santa Bárbara

Vinicius de Moraes

Cmeis

 

Amâncio José de Moraes

Cantiga de Ninar

Cantinho de Alegria

Ciranda Cirandinha

Príncipes e Princesa

Sair da versão mobile