Ícone do site Gazeta do Cerrado

Saldo das prefeituras: PSDB vai governar maioria das cidades populosas e MDB os pequenos municípios

Arte - Gazeta do Cerrado

Arte Gazeta do Cerrado

Um levantamento feito pelo G1 com dados do 1º turno de 2020 mostra que o PSDB continua liderando o número de prefeituras em cidades populosas, embora tenha registrado quedas em municípios menos populosos. Também em baixa, o MDB perdeu prefeituras, mas ainda lidera no grupo de cidades pouco populosas. Os dois partidos foram os que mais perderam prefeitos eleitos, enquanto DEM e PP ampliaram o número de prefeituras.

Já o PSD ultrapassou o PSDB e o MDB e passou a ser o partido com mais prefeituras nos municípios onde vivem de 50 mil a 300 mil habitantes. A análise considera o partido dos prefeitos eleitos no 1º turno de 2016 e de 2020 e também a estimativa da população do IBGE.

Noventa e cinco cidades do Brasil têm mais de 200 mil eleitores – o que possibilita a realização de 2º turno caso um dos candidatos não obtenha mais de 50% dos votos válidos. Nestas eleições, 57 cidades terão segundo turno, sendo que 18 são capitais.

2020: Prefeitos eleitos no 1º turno por tipo de município — Foto: Datawrapper / Gabriela Caesar

Publicidade

Por enquanto, o PSDB foi o partido que mais elegeu prefeitos nos municípios mais populosos, com mais de 500 mil habitantes. A sigla tucana já ocupava essa posição em 2016 e manteve o mesmo resultado em 2020: quatro prefeitos eleitos. O dado se refere ao 1º turno de ambas as eleições.

Neste grupo de cidades, seis partidos conseguiram se sair melhor do que no primeiro turno de 2016: MDB, DEM, PP, PSD, PL e Podemos. Cada um ganhou uma prefeitura a mais – exceto o MDB, que ganhou duas. Apenas o PSB registrou saldo negativo.

2016 x 2020: municípios com mais de 500 mil habitantes — Foto: Datawrapper / Gabriela Caesar

Já nos municípios de 300 mil a 500 mil habitantes cinco partidos apresentaram mais conquistas nestas eleições: DEM, PSD, Solidariedade, Cidadania e PP. DEM e Solidariedade não elegeram prefeitos no 1º turno de 2016 e agora conquistaram dois. PSD passou de uma prefeitura para três. Cidadania e PP ganharam uma prefeitura.

Seis partidos perderam prefeitos neste grupo: PSDB (-3), PSC (-2), MDB (-2), PV (-1), PT (-1) e PSB (-1). O PSDB, porém, continua com o maior número de prefeituras conquistadas nesse grupo (5).

2016 x 2020: municípios de 300 mil a 500 mil habitantes — Foto: Datawrapper / Gabriela Caesar

Sair da versão mobile