Ícone do site Gazeta do Cerrado

Samu recebe uma média de quatro trotes por dia em Gurupi

A situação prejudica a população já que o tempo é valioso para quem realmente precisa de ajuda. O médico do Samu, Rodrigo Carvalho, conta que os trotes também dificultam o trabalho rotineiro dos profissionais.

“A gente vai encaminhar a unidade com a equipe treinada em um caso que não é real. Se houver uma nova ligação com um caso que precise de atendimento urgente nós não vamos ter a unidade para atender”, informou.

Em cinco anos de atendimento a unidade de Gurupi registrou mais de 9 mil trotes. Nos seis primeiros meses deste ano, mais de 750 denúncias falsas foram contabilizadas.

Os responsáveis pelas ligações falsas podem ser identificados através da bina, dispositivo eletrônico que identifica número e registra histórico de atendimento no sistema.

No dia 28 de fevereiro deste ano um trote mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Marinha.  Segundo a denúncia recebida, um barco com cinco pessoas teria virado no lago de Palmas, mas ninguém foi encontrado em cinco horas de buscas. Investigações comprovaram que o caso se tratava de um trote.

De acordo com o Código Penal, o trote é crime e pode levar a pena de detenção de um a três anos e multa.

Fonte: G1 TO

Sair da versão mobile