No Brasil, o consumo de grãos é, geralmente, diário. Dado pelo arroz, item básico do prato brasileiro, nossa alimentação também recebe os benefícios do grão-de-bico e da lentilha. Apesar das dietas da moda afirmarem que o consumo de carboidratos deve ser bastante controlado, quando falamos em grãos integrais, os benefícios se multiplicam. Conheça cinco motivos para adicionar esse tipo de alimento na dieta.
1 Os grãos são altamente nutritivos
Ricos em fibras, eles podem ajudar na regulação do intestino e oferecer vitaminas e minerais que são absorvidos pelas paredes do órgão. Particularmente, alimentos como aveia, trigo, amendoim e grão-de-bico oferecem boas porções de vitaminas do complexo B, que possuem ação antioxidante.
2 Diminuem o risco de doenças cardiovasculares
De acordo com uma análise de 10 estudos, publicada em 2016, no periódico acadêmico The BMJ, uma porção diária de 28 gramas de grãos integrais reduz o risco de morte por doenças cardíacas em 22%. Ainda mais, para uma pesquisa similar, publicada no mesmo ano, na página de artigos científicos Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases, este dado sobe para 47% entre os indivíduos que têm a ingestão de carboidratos rotineira majoritariamente composta por este tipo de alimento.
3 Reduzem o risco de obesidade
Para quem quer perder peso e prevenir a obesidade, três porções diárias de grãos estão ligadas à redução do Índice de Massa Corporal (IMC) e a redução da circunferência abdominal, segundo uma análise de 15 estudos feita por pesquisadores da empresa HarlandHall Associates
4 Diminui o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2
Trocar os refinados por integrais deve ser uma medida aplicada entre pessoas pré-diabéticas ou com tendência a desenvolver a doença. Para chegar a essa indicação, os cientistas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia revisaram 15 publicações e concluíram que a troca do arroz branco pelo integral reduz o risco de adquirir a doença conhecida pelas alterações na insulina. Para garantir esse benfício, a mudança deve ocorrer em, pelo menos, duas porções por dia.
Além disso, uma pesquisa da Universidade de Tufts, em Boston, nos Estados Unidos, afirma que essa categoria de alimentos ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, durante períodos em jejum, a fim de melhorar a sensibilidade à insulina.
5 Ajuda a reduzir a inflamação crônica
No nosso organismo, as inflamações são muito recorrentes, devido à concentração de toxinas no ar, à alta ingestão de industrializados e à uma série de fatores, que podem até ser ligados ao estado psicológico de cada indivíduo.
Quando crônica, a inflamação pode levar a enfermidades como câncer, diabetes e distúrbios neurológicos. Para combater esse problema, os grãos aparecem como anti-inflamatórios potentes. Em um estudo realizado pela Universidade de Oslo, na Noruega, as mulheres que tinham o alto consumo de grãos na dieta, tinham chances reduzidas em desenvolver distúrbios inflamatórios.
Fonte: Casa & Jardim