Ícone do site Gazeta do Cerrado

Saudabilidade: Cinco motivos para trocar os grãos refinados por integrais

No Brasil, o consumo de grãos é, geralmente, diário. Dado pelo arroz, item básico do prato brasileiro, nossa alimentação também recebe os benefícios do grão-de-bico e da lentilha. Apesar das dietas da moda afirmarem que o consumo de carboidratos deve ser bastante controlado, quando falamos em grãos integrais, os benefícios se multiplicam. Conheça cinco motivos para adicionar esse tipo de alimento na dieta.

1 Os grãos são altamente nutritivos

Ricos em fibras, eles podem ajudar na regulação do intestino e oferecer vitaminas e minerais que são absorvidos pelas paredes do órgão. Particularmente, alimentos como aveia, trigo, amendoim e grão-de-bico oferecem boas porções de vitaminas do complexo B, que possuem ação antioxidante.

 

2 Diminuem o risco de doenças cardiovasculares

Publicidade

De acordo com uma análise de 10 estudos, publicada em 2016, no periódico acadêmico The BMJ, uma porção diária de 28 gramas de grãos integrais reduz o risco de morte por doenças cardíacas em 22%. Ainda mais, para uma pesquisa similar, publicada no mesmo ano, na página de artigos científicos Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases, este dado sobe para 47% entre os indivíduos que têm a ingestão de carboidratos rotineira majoritariamente composta por este tipo de alimento.

 

3 Reduzem o risco de obesidade

Para quem quer perder peso e prevenir a obesidade, três porções diárias de grãos estão ligadas à redução do Índice de Massa Corporal (IMC) e a redução da circunferência abdominal, segundo uma análise de 15 estudos feita por pesquisadores da empresa HarlandHall Associates

4 Diminui o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2

Trocar os refinados por integrais deve ser uma medida aplicada entre pessoas pré-diabéticas ou com tendência a desenvolver a doença. Para chegar a essa indicação, os cientistas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia revisaram 15 publicações e concluíram que a troca do arroz branco pelo integral reduz o risco de adquirir a doença conhecida pelas alterações na insulina. Para garantir esse benfício, a mudança deve ocorrer em, pelo menos, duas porções por dia.

Além disso, uma pesquisa da Universidade de Tufts, em Boston, nos Estados Unidos, afirma que essa categoria de alimentos ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, durante períodos em jejum, a fim de melhorar a sensibilidade à insulina.

5 Ajuda a reduzir a inflamação crônica

No nosso organismo, as inflamações são muito recorrentes, devido à concentração de toxinas no ar, à alta ingestão de industrializados e à uma série de fatores, que podem até ser ligados ao estado psicológico de cada indivíduo.

Quando crônica, a inflamação pode levar a enfermidades como câncer, diabetes e distúrbios neurológicos. Para combater esse problema, os grãos aparecem como anti-inflamatórios potentes. Em um estudo realizado pela Universidade de Oslo, na Noruega, as mulheres que tinham o alto consumo de grãos na dieta, tinham chances reduzidas em desenvolver distúrbios inflamatórios.

Fonte: Casa & Jardim

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Sair da versão mobile