Ícone do site Gazeta do Cerrado

Saúde da Capital passará a adotar dose única para imunização contra Febre Amarela

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde da Capital passará a adotar dose única para imunização contra a Febre Amarela. A mudança, de acordo com o Ministério, visa seguir orientação internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS), que adota dose única desde 2014.

“Antes as pessoas tomavam a vacina quando crianças e renovavam após dez anos. Agora não é mais recomendada essa segunda dose de reforço”, esclarece a gerente da Central de Vacinas da Semus, Elaine Katzwinkel, adiantando que uma nota técnica foi encaminhada para os Centros de Saúde Comunitários.

 

Com a mudança, crianças com nove meses e adultos de até 59 anos precisam tomar apenas uma dose da vacina contra a doença, devendo ser vacinadas apenas as pessoas que vivem ou viajam para as áreas de recomendação da vacina.

Publicidade

 

Novas doses

 

Sobre as vacinas que estavam em falta nas unidades da Capital, a gerente informou que na tarde da última quarta-feira, 19, a Semus recebeu algumas doses e que as salas de vacina dos Centros de Saúde Comunitários já foram reabastecidos.

 

Ao todo a Semus recebeu: duas mil doses de Hepatite B; duas mil doses de DT adulto (Difteria e Tétano); mil doses de Tríplice Viral; duas mil doses de Febre Amarela; e 1.250 doses de Pólio Oral.

Sair da versão mobile