Especial Gazeta do Cerrado
Entre os possíveis candidatos ao cargo de Governador do Tocantins nas eleições do próximo ano, o nome do presidente da Assembleia Legislativa (AL), deputado Mauro Carlesse (PHS), ganha força nos bastidores da Casa de Leis e é considerado por alguns de seus companheiros como uma revelação da política tocantinense.
“A gente trabalha pra isso. Logicamente se eu tiver a oportunidade de disputar o governo, sou pré-candidato a isso. Vontade e disposição não me faltam. Tenho a convicção que o estado precisa de mudanças, e a população quer essa mudança não se trata de eliminar os velhos políticos. A população que propostas novas e quem tiver projeto pra esse Estado é que vai ser um forte candidato a governo, creio eu. Em relação á Casa, se for pra sair candidato hoje eu tenho a maioria” afirmou o deputado, que ressaltou que por enquanto está visitando os município como presidente da AL: “estou trabalhando como presidente, tenho visitado todos os municípios como presidente da Assembleia. Mas é aquilo que eu falo, estamos trabalhando para um futuro melhor” concluiu.
Na opinião do deputado Eli Borges(PROS) , Carlesse é uma revelação no cenário político do Tocantins “apesar de estar vivendo sua primeira experiência, devo dizer que o deputado Carlesse é uma revelação na política tocantinense e já provou que é um presidente municipalista que defende os menores núcleos que compõe o Estado que são os municípios, isso é muito interessante para o Tocantins, além de ser um cidadão bem intencionado. Acredito que ele vai fazer acontecer nas próximas eleições” disse.
Para Olyntho Neto(PSDB), o presidente da AL tem se mostrado com muita vontade de disputar o governo do Estado mas lembrou que o seu partido aposta sua fichas no nome do Senador Ataídes como pré-candidato: “Eu tenho certeza que os dois vão conversar e chegar em um entendimento. Acho que o nome do deputado Carlesse, assim como o nome do Senado Ataídes é um bom nome. São pessoas de mesmo perfil empresarial dinâmico e isso é o que o Tocantins está precisando: de uma visão um pouco mais empreendedora e o deputado tem conversado dom todos os colegas da Casa para tentar construir e consolidar um grupo para garantir o melhor para o Estado do Tocantins” ressaltou.
“A candidatura do presidente Mauro Carlesse está sendo construída pois ele tem a seu favor os deputados que o elegeram para presidente da Casa. Eu acredito que de 10 a 15 deputados podem apoiar a candidatura a governo. Se ele fizer um bom trabalho e solidificar as parcerias creio que ele é um bom candidato a governador, um candidato que o Tocantins está precisando para inovar as coisas. Se realmente for viabilizar essa do Mauro vai ser fortíssima” declarou Toninho Andrade (PSD).
Deputados divergem
Por outro lado, outros parlamentares tem apoio declarado a outras candidaturas. O presidente do PSB em Palmas, o deputado Alan Barbiero, declarou apoio à candidatura do companheiro de partido, o prefeito Carlos Amastha a governo “o PSB tem um projeto para o Estado do Tocantins de mudar nossa política, de mudar a forma de desenvolver esse Estado. Nós temos um projeto mais arrojado para gerar mais oportunidades e defendemos que esse projeto seja conduzido pelo nosso prefeito Carlos Amastha” disse.
Questionado sobre um suposto apoio á candidatura de Carlesse, o deputado Elenil da Penha (PMDB), declarou o seguinte “eu sou do PMDB, o partido que vai discutir o seu rumo. De repente ele (Mauro Carlesse) vem para o PMDB e saia candidato a um cargo majoritário, mas até lá, o parido vai discutir qual o caminho a tomar”, disse.