Ícone do site Gazeta do Cerrado

Secretária de Educação do Tocantins participa da IV Semana Nacional de Educação Financeira em São Paulo

 

Crédito -Ascom Consed

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zaravese Sechim, participou, nesta segunda-feira, 8, em São Paulo, da abertura oficial da IV Semana Nacional de Educação Financeira (Senef). O evento é de iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) e visa promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef).

No evento, foram discutidas questões relacionadas à educação financeira nas escolas, como o Decreto-lei da Enef, que prevê a inserção dessa temática nas unidades de ensino, além da necessidade de formação para os professores, e o uso das tecnologias para fomentar as atividades docentes.

Na oportunidade, a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) apresentou as experiências de sucesso do programa Educação Financeira no Tocantins, que atende a 155 mil alunos de 423 escolas estaduais.  “Visando fomentar o desenvolvimento do programa no Estado, decidimos também investir em material de apoio para o professor e o aluno e temos tido ótimos resultados. Atualmente, o material didático distribuído pela Seduc está presente nos 139 municípios tocantinenses, nas escolas regulares do ensino fundamental e médio. Nossa intenção é avançar ainda mais e fazer com que o programa chegue a todas as modalidades e etapas do ensino, em 100% das unidades escolares da rede”, enfatizou.

Publicidade

Nos últimos anos, o Tocantins tem sido destaque na operacionalização do programa. De 2015 a 2016, mais de 300 atividades relacionadas à educação financeira foram realizadas nas escolas do Tocantins durante a Semana Nacional de Educação Financeira.

A expectativa da Seduc para este ano é ainda maior, já que todas as unidades escolares foram mobilizadas para que desenvolvam pelo menos duas atividades, envolvendo alunos e comunidade. “A Seduc promove várias atividades como Quiz, a ser respondido no site, posts diários com dicas e reflexões sobre a educação financeira, palestra para servidores públicos, mostra de material didático, dentre outros estímulos, presenciais ou on-line, durante a semana”, informou a professora Wanessa.

No Tocantins, a Semana Nacional de Educação Financeira será aberta oficialmente com o início do Curso de Formação da Educação Financeira, realizado em parceria com a UFT e a Associação de Educação Financeira no Brasil (AEF-Brasil), e que atenderá cerca de 90 professores e técnicos das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).  O curso é composto por dois módulos comuns e sete específicos desenvolvidos na modalidade semipresencial com carga horária de 194 horas.

As ações nas escolas já começaram nesta segunda-feira com atividades diversas, como gincanas, aulões, competições e jogos envolvendo a educação financeira. As ações planejadas pelas escolas estão sendo inscritas no site nacional pela AEF-Brasil, instituição que coordena a parte pedagógica do programa, com intuito de fomentar as iniciativas, reforçando a importância do tema para a educação no Tocantins.

Fonte: Comunicação SEDUC

Sair da versão mobile