Ícone do site Gazeta do Cerrado

Secretaria e UFT se unem por qualificação para profissionais do turismo das Serras Gerais

Ao apresentar os resultados positivos do curso de Gestor de Turismo das Serras Gerais, projeto realizado pelo curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Arraias, as professoras Ana Cláudia Macedo e Valdirene Gomes dos Santos solicitaram a parceria do Governo do Estado para a qualificação de profissionais do turismo. A reunião com o secretário de Cultura e Turismo Hercy Filho, a secretária executiva Jocélia Costa e a superintendente de Turismo Maria Antônia Valadares ocorreu nesta segunda, 14.

“Temos disponibilidade de colaborar e nossa preocupação é priorizar os trabalhadores do setor que realmente necessitam”, ressaltou Ana Cláudia, lembrando que a principal demanda das Serras Gerais é por guias, pois atualmente a região turística conta somente com condutores de turismo.

A professora Valdirene lembrou que parceria envolvendo as secretarias de Educação e Turismo e Cultura facilitaria a criação de polos em diversos municípios da região, evitando a necessidade de deslocamento até Palmas. “Se queremos que os municípios turísticos das Serras Gerais se desenvolvam temos que apostar na qualificação”, afirmou ela.

Jocélia Costa lembrou da importância da universidade e da necessidade do meio acadêmico de perceber a vocação de cada região para atender a população, enquanto Maria Antônia pontuou que somente por meio da capacitação dos empresários e profissionais do trade é que os municípios poderão transformar atrativos potenciais em produtos turísticos.

Ao convidar as coordenadoras do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental para participarem da construção do projeto de qualificação profissional da Sectur, o secretário Hercy Filho enfatizou o poder das parcerias. “Nós temos que criar esta cultura da parceria para otimizar os recursos públicos”, observou, lembrando que o Conselho do Desenvolvimento Econômico aprovou aporte para a realização de cursos de qualificação de profissionais do turismo e ressaltando a importância dada pelo governador Wanderlei Barbosa ao tema.

Publicidade
Sair da versão mobile