Ícone do site Gazeta do Cerrado

Secretaria instaura sindicância para apurar conduta de servidores no caso da morte de Dad Charada

Carlos Augusto Silva Fraga foi encontrado morto em sua cela no último dia 23 – Foto – Divulgação

Lucas Eurilio, Gazeta do Cerrado

Uma sindicância foi aberta pela Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), para averiguar a conduta dos servidores no dia da morte de Carlos Augusto Silva Fraga, o Dad Charada, no Presídio Barra da Grota, em Araguaína, norte do Tocantins.

Ainda conforme a Seciju, esse tipo de procedimento é comum da administração pública. Dad Charada foi encontrado morto dentro da própria cela, onde estava sozinho, no último dia 23.

Mesmo já tendo passado por exame de necrópsia, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO), os familiares pediram que os advogados entrassem com o pedido na Justiça, para que o exame fosse refeito já que suspeitam que Charada tenha sido assassinado e não cometido suicídio.

Publicidade

O corpo  dele foi recolhido após mais de 50 horas de velório, pelo Instituto Médico Legal (IML) depois de uma decisão da Justiça. Familiares relataram ainda que observaram alguns sinais e lesões no corpo de Carlos Augusto.

Um laudo apontando as causas reais da morte de Charada deve sair nos próximos dias.

Leia aqui – Juiz ordena que exame da morte de Dad Charada seja refeito pelo IML; Homem foi encontrado morto em cela de presídio | Gazeta do Cerrado

Onda de assassinatos em Palmas

Segundo as investigações da Polícia Civil, Dad Charada era apontado como articulador de pelo menos 50 assassinatos, em uma onda de homicídios nos primeiros seis meses de 2023.

O detento foi preso no início de julho deste ano em Passo Fundo (RS) e foi recambiado para o Tocantins, onde passou por Palmas e em seguida foi transferido para Araguaína.

Leia mais sobre o assunto – Chefe de facção apontando como articulador de ao menos 50 assassinatos em Palmas é encontrado morto em presídio | Gazeta do Cerrado

Veja nota da Seciju na íntegra

NOTA À IMPRENSA
Assunto: Sindicância/UTPBG
DATA: 28/07/2023

A Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins informa que foi aberta uma sindicância investigativa para averiguar a pronta adoção de todas as medidas protocolares previstas em caso de mortes de custodiados dentro do sistema prisional, nesse caso a de Carlos Augusto Silva Fraga. Vale destacar que este tipo de procedimento é típico da administração pública.

Leia mais sobre o assunto

Morte de Dad Charada: Secretaria afirma que exame necroscópico já foi realizado e que imagens estão à disposição da polícia e justiça | Gazeta do Cerrado

 

Sair da versão mobile