Ícone do site Gazeta do Cerrado

Seduc autoriza reforma em três escolas em Araguaína

(Fotos – Divulgação)

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) autorizou o início das obras de construção de refeitório, abrigo de gás, depósito de lixo orgânico e rampa de acesso em três unidades escolares do município de Araguaína. A Ordem de Serviço foi assinada nesta sexta-feira, 25, pela gestora da pasta, professora Adriana Aguiar, na sede da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguaína.

As obras, que têm início nos próximos dias, serão realizadas no Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire, no Colégio Estadual Rui Barbosa e no CEM Benjamin José de Almeida.

Conforme a secretária Adriana Aguiar, os estudantes serão os principais beneficiados pelas construções.  “A construção de refeitórios nessas unidades escolares é necessária para a consolidação do programa Jovem em Ação, que tem o objetivo de implementar o ensino médio em tempo integral nas escolas do Tocantins. Os estudantes serão beneficiados, pois a obra irá facilitar a dinâmica da escola, que oferta três refeições por dia para os estudantes e, assim garantir melhores condições para a permanência do aluno na escola”, destacou.

Eva Maria de Abreu Gomes Amorim, diretora do Colégio Estadual Rui Barbosa, informou que a construção irá proporcionar melhoria no atendimento aos estudantes. “Esse refeitório trará mais qualidade aos trabalhos educacionais propostos pela escola, com o programa Jovem em Ação. A comunidade está satisfeita com o início das obras que serão benéficas para todos”, destacou.

Fátima Mourão, diretora do CEM Benjamim, falou que a construção do refeitório irá melhorar o atendimento aos estudantes. “Esse refeitório irá trazer mais conforto para os estudantes que passam o dia inteiro na escola e precisam de atendimento especializado. A construção de refeitório trará novas possibilidades para esta unidade escolar”, pontuou.

Publicidade

Para a aluna Kailane Fernandes Oliveira Brito, do Colégio Rui Barbosa, o refeitório consolida a oferta do programa Jovem em Ação na escola. “A obra irá melhorar a estrutura física da escola, para atender o programa Jovem em Ação. Passamos o dia na escola, fazemos atividades que despertam o protagonismo e precisamos de uma estrutura como esta que está sendo implementada em nossa escola”, ponderou.

Já a diretora do CEM Paulo Freire, Edisoleide Gonçalves do Nascimento Nunes, disse que o refeitório irá ajudar na organização da oferta de alimentação escolar. “O refeitório irá auxiliar no cotidiano escolar, na hora da alimentação dos estudantes. Esse espaço também ajudará na dinâmica e contribuirá para a interação entre os estudantes da unidade escolar”, finalizou.

Investimentos

As obras são custeadas com recursos do programa Jovem em Ação, destinados à melhoria da oferta do ensino em tempo integral, e o valor total das reformas é de R$1.324.560,84.

Escola Jovem em Ação

Escola Jovem em Ação é o nome dado, no Tocantins, ao Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, uma iniciativa do governo federal em parceria com os estados que têm como objetivo implementar o ensino médio em tempo integral, promovendo uma grande mudança curricular e estrutural nas unidades educacionais. Para isso, as áreas de conhecimento são trabalhadas, com os jovens, de maneira diferenciada, despertando a capacidade de transformar sonhos em projetos de vida.

Além disso, os alunos têm acesso às salas de aula temáticas, aulas práticas, disciplinas eletivas, estudos dirigidos e uma série de mudanças curriculares que têm como objetivo prepará-los, tanto para o ingresso na universidade quanto para o mundo do trabalho. O foco da Escola Jovem em Ação é o sucesso dos alunos por meio da melhoria no desempenho estudantil e da promoção do protagonismo juvenil. Cerca de 2 mil alunos do Tocantins estão sendo beneficiados com o piloto.

Sair da versão mobile