Ícone do site Gazeta do Cerrado

Seis pensamentos de quem faz dieta e como corrigir pequenos hábitos

No café da manhã sempre tem aquela colherada a mais de manteiga, no almoço muita salada e mais algumas batatinhas fritas, porque ninguém é de ferro. E, depois de um dia cansativo, nada melhor que pizza com vinho para relaxar. Você já parou para pensar quantas vezes cometeu esses pequenos deslizes no dia e quebrou a sua dieta? Na hora parece inofensivo, mas depois, quando a balança mostra os números a mais, ou o zíper da calça não fecha, é que se percebe como o limite foi extrapolado por pensamentos comuns que atrapalham o emagrecimento.

E, dependendo da frequência com que acontecem, os resultados custam aparecer, dando espaço à falta de motivação, uma das principais causas que fazem com que a dieta seja abandonada.

Para ajudar a identificar e corrigir esses pequenos e perigosos hábitos que atrapalham o emagrecimento, listamos pensamentos comuns de quem faz dieta, mas que são verdadeiros boicotes a reeducação alimentar.

Para emagrecer vou ter que fechar a boca

Restringir a quantidade de calorias que consome para conseguir emagrecer mais e mais rápido é o principal boicote ao emagrecimento. Isso porque, ao comer muito pouco, no lugar de eliminar gordura, o organismo passa a estocá-la. Pois, entende que está passando por um período de escassez alimentar. No começo você até pode emagrecer. Mas, em seguida, o corpo desacelera o metabolismo para garantir que não faltará energia para as funções vitais como respirar, pensar e se mover. Resultado: metabolismo mais lento e eliminação de peso prejudicada.

Eu treinei bastante, então posso exagerar

É normal sentir fome depois do treino. Porém, o ideal é nesse momento aproveitar para fornecer ao organismo os nutrientes que ele precisa para se recuperar do esforço, e garantir a manutenção e saúde muscular. Portanto, evite aproveitar a malhação para comer a panela inteira de brigadeiro.

Publicidade

Comer vendo televisão é relaxante

Comer sem pensar e sem prestar atenção à refeição é uma das práticas que mais atrapalham o emagrecimento. Pois, enquanto a atenção está dispersa, é fácil devorar um pacote de salgadinho tamanho família sem perceber. Por isso, tire o aparelho dos cômodos em que realiza as refeições, ou, pelo menos, desligue enquanto mata a fome.

Cafezinhos estão liberados

Se você é do tipo que acha a bebida muito amarga, saiba que o açúcar do café, por mais inofensivo que pareça, pode ser um dos vilões que atrapalham o emagrecimento.

Isso porque, uma xícara de café puro tem zero caloria. Contudo, ao se adicionar uma colher de chá de açúcar, ele passa a ter 20 calorias. Uma pessoa que bebe três cafezinhos adoçados por dia está consumindo 60 calorias só por conta do açúcar.

E veja só: todas as calorias extras, que o corpo não usa como energia, são armazenadas no corpo como gordura. Isso prova porque o excesso de açúcar também está relacionado ao aumento dos triglicerídeos e do tecido gorduroso de modo geral.

Quem faz dieta não pode comer doce

Proibir o consumo de alimentos que você adora só porque está de dieta contribui apenas para deixá-los ainda mais tentadores. Comer um pedaço da barra de cereal ou um chips de coco toda vez que imagina aquele delicioso brigadeiro pode proporcionar um alívio momentâneo. Mas, certamente contribuirá para acumular a vontade do doce. Essa vontade reprimida quando acumulada, aumenta as chances de no próximo contato com o alimento, em uma festa de aniversário, por exemplo, após consumir o primeiro brigadeiro, você se deixe envolver pelo sabor e não segure o impulso de devorar várias unidades do doce.

Parece estranho, mas o melhor é tornar esse alimento que adora algo que faz parte da dieta, por isso se sentir vontade compre uma unidade e aproveite o sabor.

Final de semana pode

Se todo final de semana e ocasião especial, como festas de aniversário, churrasco ou almoço de família é para você o “dia livre da dieta”, então é bom começar a fazer o seguinte cálculo: um ano tem 104 “dias de jacada” (sábado e domingo). Adicione mais 10 dias de feriado e mais 20 dias de eventos especiais (aniversários, casamentos e celebrações). Se você costuma considerar a sexta feira no final de semana, são mais 52 dias, o que totaliza 186 dias de jacada. Isso quer dizer que se continuar considerando o final de semana o período oficial das jacadas você pode facilmente extrapolar por mais da metade do ano.

Nos finais de semana o objetivo é sempre relaxar, o que realmente é essencial para aliviar a tensão e recarregar as energias para uma nova semana. Entretanto, o problema é que na maioria das vezes o alimento é usado como recompensa, comemoração ou mesmo como fonte de prazer e bem-estar para aliviar o estresse. Portanto, vale lembrar que existem outras maneiras de aproveitar a vida. Passear, ouvir música, praticar exercícios, dançar e todas as outras atividades que gosta também são capazes de proporcionar o bem-estar e prazer que deseja.

fonte: Cuidai.com

Sair da versão mobile