Ícone do site Gazeta do Cerrado

Sem kits, Lacen passa a priorizar pacientes hospitalizados e óbitos na testagem de Covid

A Secretaria estadual de Saúde divulgou esclarecimento sobre a dificuldade para aquisição de kits para a etapa de extração do material genético do SARS-CoV-2, pelo método de Rat-PCR.

Conforme a Sesau, o Lacen passará a priorizar pacientes suspeitos hospitalizados na rede pública e privada de saúde e óbitos suspeitos de Covid.

As amostras dos demais casos provenientes das unidades de saúde serão acondicionados para testagem imediatamente às regularização do estoque.

Veja a íntegra da nota do governo:

Nota

Publicidade

A Secretaria de Estado Da Saúde (SES) esclarece que os testes para o método RT-PCR sempre foram distribuídos pela Coordenação Geral dos Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), departamento do Ministério da Saúde, que apoia e coordena as estratégias nacionais para o diagnóstico de doenças de interesse em saúde pública e enfrentamento da COVID-19.

O comunicado sobre a descontinuidade de abastecimento para os kits de extração ocorreu em videoconferência realizada no último dia 02/06 e desde então a SES tem intensificado ações para reestabelecer o abastecimento e garantir a continuidade das testagens.

Importante reiterar que tratam-se de insumos de alto custo e com alta demanda em todo país e toda a Rede tem tido dificuldade em adquirir esses ítens sob pronta entrega pelos fornecedores e representantes comerciais.

A SES está com processo emergencial para aquisição dos ítens necessários ao reestabelecimento da rotina de testagens do Lacen-TO.

Palmas, 12 de junho de 2020
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins

Sair da versão mobile