Hospital Regional de Paraíso – Foto: Josy Karla/Governo do Tocantins
Sendo referência para 16 cidades da região, o Hospital Regional de Paraíso do Tocantins está com a sala de parto fechada. Em um comunicado enviado ao corpo clínico do hospital, o diretor técnico da unidade, Marcos Rodrigues, afirma que faltam médicos pediatras para atender a pacientes.
No documento, o responsável cita os nomes dos seis profissionais habilitados para trabalhar, mas descreve que um dos médicos se aposentou, dois pediram demissão e os demais estão afastados.
Ainda segundo comunicado, existem outros pediatras que atuam no hospital, mas eles ainda estão em fase de treinamento. O diretor afirma no comunicado que pediu novas contratações e disse que vai fazer o atendimento na medida do possível e quando houver necessidade de partos será preciso enviar a paciente para Porto Nacional e Miracema.
O hospital de Paraíso é referência para 16 municípios da Região de Saúde do Cantão, que compreende os municípios de Barrolândia, Monte Santo, Divinópolis do Tocantins, Marianópolis do Tocantins, Caseara, Dois Irmãos do Tocantins, Abreulândia, Araguacema, Pugmil, Nova Rosalândia, Cristalândia, Lagoa da Confusão, Pium, Fátima, Oliveira de Fátima e Chapada de Areia.
O outro lado
A Secretaria de Estado da Saúde enviou nota confirmando o problema e informando que os médicos estão afastados por causa do coronavírus e licença para atividade política, além das demissões. Disse que há um chamamento aberto para contratar novos profissionais, mas não deu um prazo de quando o problema será resolvido.