Ícone do site Gazeta do Cerrado

SEM PRAIA! Pelo menos seis cidades já decidiram cancelar temporadas devido o avanço da pandemia no Tocantins

Praia Recanto da Ilha — Foto – Sydney Neto

Lucas Eurilio

Temporada de solzão quente chegando no Tocantins e muitas praias fazem parte do cenário turístico nesta época do ano.

Além de cachoeiras, o Estado possui diversas praias de água doce banhadas pelos rios Tocantins, Araguaia e vários outros.

Nesta época  do ano o TO recebe turistas vindos de todos os cantos do país e também do exterior, que se encantam com as paisagens exuberantes e aproveitam cada momento em ‘paraísos’ espalhados por todas as regiões.

Mas como ficam essas famosas Temporadas de Praias por conta da pandemia aqui no TO? Ao que tudo indica, os festas deste período vão ficar pra depois.

Um levantamento feito pela Gazeta do Cerrado nesta sexta-feira, 11, mostra que pelo menos seis  municípios deciciram cuidar da população e já cancelaram a temporada de praia 2021.

Em Araguacema, região oeste do Estado a secretária de Saúde, Jussara Batista disse que aguarda o Decreto da Prefeitura Municipal já pra semana que vem.

“Tivemos uma conversa com a Vigilância Sanitária e sim, não vai haver temporada de praias. Inclusive estamos aqui organizando uma barreira sanitária. De 24 de junho a 31 de julho já em funcionamento”, disse.

Sandolândia também decidiu cancelar a temporada. O município fica na região sul e publicou um Decreto nesta sexta-feira, 11. (Veja abaixo)

“Até 31 de julho serão fechadas cachoeiras, praias e balneários”.

Em Peixe também na região sul, onde fica a famosa Eco Praia da Tartaruga, os turistas poderão frequentar das 8h às 17h todos os dias respeitando algumas regras e caso queira instalar alguma tenda, será preciso uma autorização da Secretaria de Turismo, no entanto, não haverá programação.

“Em função da pandemia, seria impossível realizarmos a temporada sem a vacinação em massa” disse Fabiana Pereira, secretária de Saúde da cidade.

Na cidade de Formoso do Araguaia está suspensa a temporada nas praias e lagos do município, proibido a abertura de áreas de camping e instalação de ranchos e acampamentos.

Um Decreto foi publicado ainda no dia 21 de maio e a cidade já realiza fiscalizações com órgãos municipais e forças de segurança.

Na região central, Miracema do Tocantins cancelou não apenas a temporada de praias, mas também o Miracaxi, um dos maiores carnavais fora de época do Estado.

” O município de Miracema não terá temporada de praias oficial, assim como o Miracaxi 2021 também não irá acontecer, em razão da pandemia, pois o fluxo de pessoas é extremamente alto e o risco de contaminação foge ainda mais do controle”, afirmou o município em nota.

Kelma de Sousa, secretária de Saúde de Pedro Afonso, também confirmou à Gazeta o cancelamento da temporada de praia.

Nossa equipe entrou em contato ainda com a Secretaria de Saúde de  Caseara e com as Prefeituras Palmas e Porto Nacional, mas até o fechamento desta reportagem, não tivemos nenhum retorno.

Sair da versão mobile