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Semana do Consumidor vai levar palestras e orientações á população

Uma programação especial foi elaborada pela Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-TO) para marcar o Dia Internacional do Consumidor, 15 de março. Durante toda a semana, de 13 a 17 de março, estão programadas palestras em todos os núcleos do órgão no Estado.

O objetivo da programação, formada especialmente por conferências em escola e empresas, é usar a data para chamar a atenção sobre os direitos do consumidor e a defesa da transparência em qualquer relação de consumo. “Existe uma relação na compra de um pirulito na bodega da esquina até a aquisição de um carro numa grande concessionária e os direitos do consumidor devem ser respeitados igualmente em ambos os casos”, ilustrou o superintendente do órgão, Nelito Cavalcante.

Além das palestras, o Procon-TO estará fazendo atendimento especial, orientando consumidores no posto do Detran-TO, localizado no Palmas Shopping, nos dias 14 e 1         5. “Estaremos orientando os consumidores, que muitas vezes têm dúvidas sobre alguma demanda pessoal e não têm tempo de se deslocar até a sede do órgão”, informou José Santana, gerente de Educação para o Consumo, responsável pela programação. O atendimento do Procon-TO no Palmas Shopping será das 10 às 22 horas.

 

Trolley in supermarket, exact date unknown.
SMH picture by NICK MOIR

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Histórico

 

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Essa data foi escolhida em razão do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy. Em seu discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Isto provocou debates em vários países e estudos sobre a matéria, sendo, por isso, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991. Sua necessidade nasceu da luta do movimento de defesa do consumidor no País, que começou com a vigência da Lei Delegada nº 4, de 1962, e se fortaleceu em 1976, com a criação do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo. Isso serviu de incentivo e modelo para a criação dos demais Procon’s do País, inclusive o de Santa Catarina, em 1988.

No Tocantins, o Procon foi criado para atender a uma determinação constitucional em 1992, com o objetivo de defender, orientar e educar os consumidores tocantinenses, quanto aos abusos praticados no mercado de consumo. O órgão foi vinculado à Secretaria Cidadania e Justiça, com três núcleos regionais de atendimento: Araguaína, Gurupi e Palmas. Em 2004, foram criados núcleos de Araguantins, Tocantinópolis, Guaraí e Dianópolis. O núcleo de Porto Nacional foi criado em 2006.

Hoje, o Procon-TO está estruturado em uma Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor, que conta com uma diretoria e quatro gerências:de Fiscalização de Administração Financeira Jurídica e do Contencioso Educação para o Consumo. O Procon-TO conta também com 10 núcleos regionais de atendimento, nas cidades de Palmas (Centro e Taquaralto), Gurupi, Dianópolis, Porto Nacional, Guaraí, Colinas do Tocantins, Araguaína, Tocantinópolis e Araguatins.

 

Núcleo Regional de Atendimento Ação Data Local
Palmas Orientação e Atendimento de consumidores no Palmas Shopping (Unidade do Detran) 14 a 15/03 Palmas Shopping
Palestra “Direitos e Deveres do Fornecedor” 15 a 16/03 Lojas Havan
Palestra “Educação para o Consumo na Escola” 13/03 Colégio Estadual Santa Fé
Palestra “Educação para o Consumo na Escola” 16 a 17/03 Colégio Estadual Castro Alves
Araguaína Realização de Atendimento de consumidores das empresas Odebrecht, Energisa e Caixa Econômica, diretamente com representante das respectivas empresas 13 a 17/03 Sede do Procon Araguaína
Palestras em Colégio Santa Cruz 16/03 Colégio Santa Cruz
Araguatins Inserção em Programa de Rádio “Procon Orienta”, informando sobre os principais direitos garantidos pelo CDC e realização de enquetes sobre os temas abordados com sorteio de brindes 13 a 17/03 Rádio Sucesso FM
Palestra para membros da ACIAT (Associação Comercial e Indústrial de Araguatins) 09/03 ACIAT
Colinas do Tocantins – Palestra com os Comerciantes;

– Palestra na Escola Estadual Bernardo Sayão

20/03 Município de Bernardo Sayão
– Palestra com os Comerciantes;

– Palestra na Escola Estadual Arcelino Franco do Nascimento.

16/03 Município de Bandeirante
– Palestra com os Comerciantes;

– Palestra na Escola Estadual Sebastião Rodrigues.

17/03 Município de Brasilândia
– Palestra com os Comerciantes;

– Palestra na Escola Estadual João Ayres

22/03 Palmeirante
Dianópolis      
Palestra para Jovens e Adultos 14/03 Escola BH Foreman; Escola Abílio Woney
Palestra para jovens e adolescentes 15/03 CEM Antônio Póvoa
Palestra Direcionada ao Público Idoso 13/03 CAPS
Palestra para comerciantes 17/03
Guarai Palestra Educativa “Eu Sou consumidor MIRIM” 13/03 Educandário Moranguinho
Inserção em Programa de Rádio 14/03 Rádio Ativa FM
Palestra “Direitos e Deveres do Fornecedor” 14/03 ACIAG
Palestra “Eu Sou consumidor MIRIM” 15/03 Escola Municipal Sossego da Mamãe
Palestra “Eu Sou consumidor MIRIM” 16/03 Escola Municipal Profª. Maria Do S. C. C
Palestra Consumir Consciente 17/03 Escola Estadual Raimundo Alencar Leão
Orientação Financeira 18/03 TV Guará
Gurupi Inserção em Programa de Rádio 14/03 Rádio 95,9 FM
Palestra com empresas no PROCON 14/03 Sede Procon – Gurupi
Panfletaço 15/03 Avenida S-15
Porto Nacional Direito e Deveres dos Fornecedores 16 a 17/03 Sebrae
Palestra para Estudantes 14/03 Escola Estadual Profº Deasil Aires
Tocantinópolis Panfletaço em alusão ao Dia do Consumidor 15/03 Av. Nossa Sra. De Fátima

 

 

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