Ícone do site Gazeta do Cerrado

Seminário de Biodiversidade do Tocantins acontece nos dias 23 e 24 de setembro

Inscrições seguem abertas até quarta-feira, 22; Evento será transmitido on-line pelo canal do YouTube do Nujor.

O I Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins será totalmente virtual e realizado nos dias 23 e 24 de setembro, com transmissão pelo canal do YouTube do Nujor. A realização é do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em parceria com o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas da UFT (Nujor/UFT), com apoio da Daplan Reflorestamento e da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Mais de 100 acadêmicos, professores, pesquisadores e profissionais da área já se inscreveram para o evento, e os interessados em participar ainda podem se inscrever até o dia 22 de setembro. Durante a programação, serão apresentados doze resumos das pesquisas inscritas e divulgadas nas redes oficiais do seminário (@SeminarioDeBiodiversidade.TO), os demais trabalhos aceitos estarão disponíveis nos anais.

Conforme a bióloga Angélica Beatriz Gonçalves, técnica da Gerência de Pesquisa e Informações da Biodiversidade do Naturatins, o Seminário será uma oportunidade para a construção de um banco de dados que vai subsidiar as ações do Instituto. “O Seminário vem como uma possibilidade de conseguir mapear e entender onde as pesquisas estão acontecendo no Tocantins, podendo gerar informações que vão compor um futuro banco de dados que subsidiarão as ações do próprio Naturatins, nas Unidades de Conservação ou fora delas, nas regiões que exijam uma atuação mais incisiva do estado”, explica.

Já para a profa. Marluce Zacariotti, coordenadora do Nujor/UFT, a parceria com o Naturatins para realizar um evento sobre biodiversidade no Tocantins é uma forma da universidade agir em conjunto com a sociedade. “Além de ser um incentivo para a pesquisa na área ambiental, o seminário é um espaço para comunicar as pesquisas e envolver a sociedade”, destaca.

Publicidade

Confira aqui os trabalhos aceitos e selecionados para apresentação oral.

Ainda dá tempo, inscreva-se aqui!

*Programação*

*23/09*
18h30 – Abertura Musical e cerimonial
19h30 – Palestra de abertura – Dra. Mariana Napolitano Ferreira /WWF Brasil/IUCN
20h30 – Exposição do Museu de Morfologia – Dra. Tainá de Abreu UFT/CEFAU

*24/09*
08h – Mesa 1: Pesquisas em biodiversidade no Tocantins
Palestrantes: Dr. Oscar Vitorino Junior (Naturatins), MSc. Ivan Salzo – Coordenação de Pesquisa e Gestão da Informação da Biodiversidade/ICMBio e Prof. Dr. Ricardo Flores Haidar – (Instituto Perene/UFT/Ruraltins/UFT))
Mediadora: Profa. Dra. Ellen Amaral Figueiredo (UFT)
09h30 a 10h30 – Exposição oral dos resumos
10h30 – Mesa 2: Estudos de Biodiversidade no ambiente acadêmico
Palestrantes: Profa. Dra. Adriana Malvasio (UFT), Prof. Dr. Túlio Dornas (UFT) e Prof. Dr. Fernando Mayer Pelicice (UFT)
Mediadora: Profa. Dra. Elineide Marques (UFT)
14h – Mesa 3: A Biodiversidade em pauta: Alternativas à divulgação
Palestrantes: Profa. Dra. Lúcia Helena M. Pereira (UFT), Jornalista Daniele Bragança (Jornal O ECO) e jornalista Jocyelma Santana (BDT/TV Anhanguera)
Mediadora: Profa. Dra. Marluce Zacariotti (UFT)
15h30 a 16h30 – Exposição oral dos resumos
16h30 – Mesa 4: Perspectivas do fomento à pesquisa em Biodiversidade
Palestrantes: Prof. Dr. Tiago Kütter Krolow (UFT/Porto Nacional); Prof. Dr. Marcio Silveira (Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa – FAPT)
Moderadora: Profa. Dra. Etiene Fabbrin (UFT/Porto Nacional)
17h30 – Leitura da Carta de Palmas e encerramento

Sair da versão mobile