Ícone do site Gazeta do Cerrado

Seminário vai debater sobre segurança alimentar dos povos indígenas no estado

Seminário sobre segurança alimentar indígena acontece na UFT - Divulgação Sandro Sousa

O presidente do Conselho de  Segurança  Alimentar  e Nutricional  do  Estado  do Tocantins (CONSEA-TO), Daniel  Barbosa,participará do “III Seminário Indígena: diálogos de saberes” que acontecerá nesta quinta-feira, 10, às 14h00, no auditório do Bloco IV, na  Universidade  Federal do  Tocantins. Na ocasião será debatido o tema Patrimônio Material, Imaterial e o Impacto do Agronegócio na Segurança Alimentar dos Povos Indígenas, que contará também com a participação dos líderes indígenas Vanessa Xerente e Wagner Krahô, Luana de Sousa Oliveira do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), e mediação de Ivan Guarani.

O  evento, que iniciou na segunda-feira, 8, é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), representada pela  Direção de Assuntos Comunitários e Ações afirmativas, pelo Grupo de Trabalho Indígena (GTI) e a União dos Estudantes Indígenas do Tocantins (Uneit).

O   seminário se caracteriza como uma ação proposta no sentido de estabelecer uma maior proximidade entre os saberes tradicionais e o conhecimento acadêmico. Segundo a organização do evento, as culturas indígenas se deparam com um conhecimento reificado e assentado nos saberes hegemônicos. Estes, dissonantes do conhecimento tradicional, por vezes negam os saberes, as cosmogonias e epistemologias não hegemônicas relegando lugar secundário desses saberes no espaço acadêmico.

O Seminário busca ainda uma ampla participação de acadêmicos e lideranças indígenas, o evento objetiva avaliar as políticas de inserção destes alunos na universidade e discutir estratégias e ações que garantam o diálogo e a troca de saberes.

O que: III Seminário Indígena: diálogos de saberes

Local: auditório Bloco IV (UFT)

Dia e hora: 10 de maio, às 14h00

Sair da versão mobile