Maju Cotrim
Nesta terça-feira, 2, alguns artistas brasileiros consagrados foram ao Senado Federal onde continuam a mobilização sobre o projeto de lei que propõe a modernização do turismo no Brasil — especialmente o trecho que trata da cobrança da taxa do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) em quartos de hotéis. Uma audiência pública foi realizada em junho no Senado.
Mais uma vez um dos interlocutores do assunto foi o senador pelo Tocantins, Eduardo Gomes que recebeu a cantora Sandra de Sá, um dos principais nomes da música brasileira.
Para muitos artistas, não é possível que a música brasileira seja prejudicada e, os músicos, penalizados com a medida. Na visão de muitos representantes, os quartos de hotéis são ambiente coletivo e, portanto, está correta a lei de direitos autorais que prevê o recolhimento da taxa.
Gomes, que também é compositor e tem forte ligação com a área artística, já chegou a dizer que a música é uma “indústria nos melhores países” e defendeu a inclusão das composições nas políticas nacionais.