Ícone do site Gazeta do Cerrado

SENAI e VLI lançam primeira turma de Jovens Aprendizes no Tocantins com o curso de Eletromecânica em Colinas

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realizaram, nesta segunda-feira, 20, a aula inaugural da primeira turma de Jovens Aprendizes da VLI no Tocantins, no município de Colinas. A iniciativa, que capacitará 20 jovens como Técnicos em Eletromecânica, também marca a retomada das atividades do SENAI na cidade, com o apoio da companhia.

Com duração de dois anos, o curso de Jovem Aprendiz em Eletromecânica será dividido entre aulas no SENAI e práticas no Terminal Integrador de Palmeirante, garantindo uma formação completa e integrada. O posto do SENAI em Colinas foi reaberto em novembro de 2024, após articulações com a companhia, e iniciou suas atividades com o curso de Eletricista Industrial, que está capacitando 30 pessoas da comunidade local. O curso é gratuito para os alunos, sendo integralmente custeado pela VLI.

Para o gerente do Terminal Integrador Palmeirante (TIPA), Moacir Clemente de Araújo Júnior, a parceria com o SENAI é um exemplo do compromisso da companhia com o desenvolvimento das comunidades em que atua. “Promover capacitação técnica vai além de simplesmente formar profissionais qualificados. É uma maneira de criar oportunidades reais de transformação para os jovens, além de fortalecer a economia local. Essa iniciativa demonstra nosso compromisso em compartilhar conhecimento e gerar impacto positivo nas comunidades onde atuamos”, destacou.

Evandro Rodrigues Lima, gerente do SENAI Araguaína, ressaltou a importância do curso e da parceria para a retomada das atividades em Colinas. “Estamos aqui para atender uma demanda da indústria, para o curso de Eletromecânica. Graças a essa parceria, podemos estar retornando podemos retornar a esta cidade para promover capacitação profissional. Esta é a missão do SENAI, e estamos aqui para executar este trabalho”, afirmou.

Durante o período de aprendizagem, os jovens terão acesso a ajuda de custo e benefícios como vale-refeição/alimentação e plano de saúde. “O SENAI retornando à nossa cidade representa uma oportunidade de crescer profissionalmente, adquirir conhecimento e ter uma formação diferenciada. Nós, da comunidade de Colinas, somos gratos tanto à VLI quanto ao SENAI por isso. Desde o início, tive e tenho grandes expectativas com esse curso”, ressaltou o jovem aprendiz, Lucas Emmanuel Alves Costa.

No período da tarde, o SENAI realizou uma visita técnica ao TIPA para verificar os espaços disponíveis, levantar as atividades práticas necessárias e alinhar as demandas do Guia de Aprendizagem.

A cerimônia contou com a participação de Suzane Luise Siqueira, supervisora de RH do Corredor Norte; Camila de Sousa, analista de RH do Corredor Norte; Michelle Soraya, analista de Educação da Universidade VLI; e Fernando Ferreira, analista de Relacionamento Institucional da VLI. Também estiveram presentes representantes do Sebrae Meio Norte, da Associação Comercial e Industrial de Colinas e o secretário municipal de Indústria e Comércio, que representou o prefeito Carlos Kasarin.

A VLI no Tocantins

A VLI opera no Tocantins por meio do Corredor Norte, que une Porto Nacional (TO) ao sistema portuário de São Luís. O trajeto é percorrido por meio do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, e pela Estrada de Ferro Carajás, onde a VLI opera por direito de passagem. A estrutura do corredor inclui três terminais intermodais, em Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins, e Porto Franco, no Maranhão. Nesses locais, a carga trazida por caminhões é carregada nas composições da companhia. Pelo Corredor Norte são transportadas cargas como grãos (milho e soja), fertilizantes e combustíveis, entre outros produtos.

 

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Ela transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A companhia está entre as 50 melhores empresas para trabalhar no país, reconhecimento concedido pela consultoria global Great Place to Work (GPTW). E, por cinco anos consecutivos, a VLI está entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação.

Sair da versão mobile