Ícone do site Gazeta do Cerrado

Série de cineasta tocantinense vai abordar história da aviação e pilotos pioneiros

Produzida pelo canal Idearte Audiovisual, a série vai abordar a história da aviação e dos aviadores, desde os anos 40 do século passado. Um meio de transporte que possibilitou de forma vertiginosa o avanço em áreas antes servida apenas por canoas e lombos de burro.

Uma história que começa lá atrás, 1931, quando o então major Lisyas Rodrigues, implantou os primeiros campos de pouso, na rota Rio de Janeiro a Belém do Pará, inaugurada por ele no dia 14 de novembro de 1935, num voo inaugural feito num avião de tela. Um Waco 147 CSO, junto com o sargento mecânico Soriano Bastos.

Comandante Argemiro Pereira Filho.

Daí em diante cidades da rota como Porto Nacional, Pedro Afonso e Carolina, no Maranhão passa a ser palco todos os dias com pousos e decolagens de aeronaves, primeiramente do Correio Aéreo Nacional. Depois com as companhias aéreas criadas logo após a 2ª guerra mundial, que começa a atender as cidades mais distantes dos maiores centros do País.

Nesse mesmo período começa a surgir uma tímida aviação civil que atendia as regiões de exploração mineral e de difícil acesso em virtude da falta de estradas na região amazônica, que agora passaria a ter pequenos aviões servindo como o único meio de levar e trazer os exploradores para os garimpos de cristais e diamante, como os de Chapada, hoje Cristalândia e Piaus, hoje Pium, todos pertencentes ao município de Porto Nacional, no antigo norte de Goiás, hoje Tocantins. Isso nos idos dos anos 40 e 50 do século passado.

Comandante Vicente de Paula Oliveira – Divulgação

Esse incremento da aviação civil no país, despertou o interesse de muitos jovens buscar formação nessa área. Devido à grande demanda por profissionais qualificados com formação de piloto, aeroclubes foram abertos, o que possibilitou o ingresso dos interessados. Porto Nacional, em Goiás e Carolina, no Maranhão, criaram os seus respectivamente em 1955 e 1953.

Os pilotos pioneiros da aviação que começaram a voar na região amazônica, em seus pequenos aviões de tela, transportavam de tudo, decolando e pousando em pistas improvisadas e de alto risco, abrindo frentes de trabalho, onde somente o avião podia chegar, deram uma contribuição incalculável para a consolidação de diversas localidades nesse setentrião brasileiro, tanto do antigo norte de Goiás, hoje Tocantins, como no Mato Grosso e Pará.

Comandante Aderson Costa,- Divulgação

Em Porto Nacional, o aeroclube fundado em 1955, formou apenas duas turmas, mas o suficiente para plantar uma semente que prosperou e instigou vários jovens a se qualificar como pilotos de avião. Mesmo com a descontinuidade do aeroclube na cidade, gerações vindouras tratou de buscar essa formação em outros centros.

Segundo o produtor, roteirista e diretor, João Luiz Neiva, a série Memória da Aviação, já em produção pela equipe do canal Idearte Audiovisual, lança os primeiros seis episódios de um total de 70 que serão produzidos ao longo de todo o ano de 2020, dia 26 de janeiro na plataforma youtube, canal Idearte Audiovisual.

Comandante Sebastião Sardinha – Divulgação

Os seis primeiros episódios trazem as histórias dos aviadores pioneiros no antigo norte de Goiás, que voavam sem rádio, GPS. Somente na bússola e no braço. Comandantes Elvecino Barros, José Dourado, Vicente de Paula Oliveira, Aderson Costa, Argemiro Pereira Filho e Sebastião Sardinha.

O canal Idearte Audiovisual, é um coletivo de produção, que tem como foco o patrimônio material e imaterial do Estado do Tocantins, e trabalha para assegurar as reminiscências do mais novo estado da federação que conseguiu sua sonhada autonomia com a Constituinte de 1988.

O portfólio do canal pode ser acessado na plataforma youtube, canal Idearte Audiovisual. São mais de 70 documentários disponíveis que retratam histórias e fatos que marcaram a história do antigo norte de Goiás, hoje Tocantins.

Comandantes Elvecino Barros (encostado na hélice do avião), José Dourado – Divulgação

Segundo o documentarista, João Luiz Neiva, diretor do canal, as produções contam com o apoio financeiro de pessoas físicas e jurídicas que acreditaram na força do audiovisual como ferramenta de divulgação de nossa história.

Para esse projeto a produção colocou à disposição duas contas para possíveis apoiadores da série, que terá seu nome grafado na ficha técnica do projeto.

Banco do Brasil, agência 1117-7. Conta Poupança 46.641-7. Operação 51

Caixa Econômica, agência 2525. Conta Poupança 610.880-8. Operação 013

Contatos podem ser efetivados através do telefone 63/984914161

Serviço:

Memória da Aviação – 06 episódios

Direção e Roteiro – João Luiz Neiva

Classificação – Livre

Lançamento: 26 de janeiro de 2020

Horário: 00:59

Plataforma – Youtube – Canal Idearte Audiovisual

Fonte: Documentarista João Luiz Neiva

Sair da versão mobile