Ícone do site Gazeta do Cerrado

Série O 2020 dos parlamentares: O que fez Luana Ribeiro: “Ano nos ensinou a valorizar o que temos de melhor”

A Gazeta do Cerrado iniciou no ultimo domingo, 13, a série O 2020 dos parlamentares na qual várias entrevistas exclusivas com deputados e deputadas estaduais e federais vão mostrar como foi a atuação neste ano tão difícil por causa da  pandemia ocasionada pela Covid-19 e o que eles conseguiram para a população do Tocantins. A entrevistada de hoje é a deputada Luana Ribeiro, ela que foi  a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Luana fala das emendas, dos desafios e as expectativas para o ano de 2021.

Veja íntegra da entrevista:

Gazeta do Cerrado – Qual avaliação você faz desse ano parlamentar tão atípico em razão da pandemia?

Luana Ribeiro é autora de projeto que deu origem a Lei do Parto Humanizado no Tocantins – foto – Divulgação

 Luana Ribeiro – Foi um ano muito difícil para todo planeta, mas foi um ano de muito aprendizado, de rever nossos valores e de aprender a valorizar tudo que temos. Além disso, aprendemos uma nova forma de trabalhar e de continuar prestando um bom serviço para população mesmo em meio às dificuldades fizemos ajustes no parlamento e o trabalho teve continuidade. Avalio que foi um ano difícil, mas de grandes aprendizados.

Gazeta do Cerrado – Quais projetos você destaca da sua atuação este ano ?

 Luana Ribeiro – Nós apresentamos muitos projetos durante todo ano porque o nosso trabalho não parou! Entre os projetos em tramitação, destaco o projeto que possibilita o registro de ocorrência de violência doméstica e pedido de medida protetiva através da delegacia virtual, o que institui o Programa de Combate ao assédio sexual no transporte coletivo no Tocantins e também o projeto que visa implementar protocolos de prevenção e acolhimento para mulheres e crianças vítimas de violência. Além disso, em 2020, 17 projetos de minha autoria viraram Lei no Tocantins, como a que institui o titulo de cidadão benemérito Senador João Ribeiro, para os notáveis que se destacam na sociedade no âmbito do estado do Tocantins, uma forma de homenagear meu pai senador João Ribeiro e valorizar as pessoas que contribuem com a sociedade tocantinense. Outra importante Lei sancionada foi a que instituiu a campanha Agosto Lilás no Tocantins, de combate à violência contra a mulher.  

Gazeta do Cerrado – Qual sua contribuição parlamentar para o combate a pandemia?

 Luana Ribeiro – Nós parlamentares destinamos várias emendas para a saúde, ação social e para aquisição de cestas básicas. Além da destinação de emendas também apresentei muitos projetos e requerimentos referentes à questão do coronavírus. Fiz requerimentos pedindo a disponibilização de canais de atendimento digital / WhatsApp para órgãos como Procon, pacote de valorização da produção artística e cultural; concessão de gratificação adicional para servidores da linha de frente; pagamento das gratificações de Urgência e Emergência para servidores que trabalham em UTI’s e transparência nas ações e informações relacionadas à Covid-19. Entre os projetos está o das ocorrências virtuais nas delegacias de polícias, como já citei, os adicionais para os trabalhadores da saúde, a prorrogação dos prazos dos concursos públicos durante o período da pandemia e o mais recente, que institui o home office no Tocantins. Com relação as suas emendas, para quantas e quais cidades elas foram destinadas? Coloquei emendas para vários municípios dos quais sou representante, também para as Forças de Segurança, área da saúde e ação social no Tocantins.

Gazeta do Cerrado – Qual sua mensagem para população esse ano?

 Luana Ribeiro – Esse ano foi um ano de muita luta para todos, mas que nos ensinou a valorizar o que temos de melhor, nossa família e nossos amigos. Desejo que em 2021 possamos ter dias melhores, mais ânimo para enfrentar os obstáculos que estão por vir, força para seguirmos firmes e fé em dias melhores. Espero que a gente supere essa pandemia em breve.

Divulgação

*OBS: Esta entrevista foi feita em parceria com a Assessoria da deputada,  a quem agradecemos a colaboração*

Série O 2020 dos parlamentares:

Entrevista com Tiago Dimas

Entrevista com Dulce Miranda

Sair da versão mobile