Ícone do site Gazeta do Cerrado

Serra do estrondo em chamas

Foto: Divulgação

Em Paraíso do Tocantins brigadistas e bombeiros hoje, dia 29 de agosto, voltaram as atenções no combate ao fogo as margens da TO – 080 e no cartão portal da cidade “Serra do Estrondo”. Munidos de abafadores, sopradores, rastelo, bombas d’água nas costas e outros instrumentos, eles atuam na linha de frente de combate ao incêndio.

 

As características do clima – seco e com ventos -, favorece para que as chamas espalham-se rapidamente. No entanto, o trabalho continua e os focos estão sendo combatidos.

O vice-prefeito, e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Celso Morais, informa que com a ajuda do Corpo de Bombeiros Militar e dos brigadistas do município, o suporte ao controle do fogo ocorre, visando debelar a queimada. Ele reforça que não se sabe ainda a origem, e se esse incêndio teve a motivação criminosa.

 

Celso Morais, pede a população ajuda para denunciar quem ateia fogo na natureza e relembra que queimadas nessa região da Serra do Estrondo, prejudica e há uma imensa perda do patrimônio biológico e ambiental, com supressão da fauna e flora, além de impactos no clima. “Gostaríamos que às pessoas refletissem melhor sobre o mau que estão fazendo à humanidade, por conta desses incêndios”, pede.

Brigadistas

Os brigadistas municipais têm regime de contratação temporária, por quatro meses, pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins. Eles fizeram um curso de capacitação, antes de começarem a trabalhar de forma preventiva e no combate ao fogo, sob o comando do Corpo de Bombeiros Militar, importante parceiro da gestão.

Sair da versão mobile