Ícone do site Gazeta do Cerrado

Serras Gerais: De “corredor da miséria” à bola da vez de um turismo não só de beleza mas de vivência

Foto – Gazeta do Cerrado

Das Serras Gerais- Maju Cotrim

Serras Gerais nos últimos anos começou a entrar na agenda turística institucional e a ser divulgada. Em outubro do ano passado estive em Rio da Conceição onde conheci a tão falada Fernanda. A moça sorridente sempre de botina que me apresentou os atrativos e a comida dregional. Vi uma cidade com infraestrutura ainda carente, mas o turismo já latente no desejo de crescer e ser alternativa econômica forte na cidade.

Nesta sexta-feira, 9, volto à cidade e encontro a mesma Fernanda, que encampou o movimento pelo fortalecimento do turismo na região, agora além de tudo isso também proprietária de uma pousada com restaurante. Num estilo de bioconstrução  que por si só já é um tipo de turismo : o de experiência. A Pousada abriu oficialmente as portas hoje.

O Mirante do Cerrado, novo atrativo da cidade, está a todo vapor recebendo as pessoas para o pôr do sol . Em meses o turismo segue evoluindo na cidade e consequentemente na região.

Mirante do Cerrado – Foto – Ceila Menezes

“Chegou a nossa vez, o que já fomos conhecidos como corredor da pobrezas nós vamos ser conhecidos agora como o maior potencial de ecoturismo do Estado. Serras Gerais tem belezas naturais, tem pessoas muito batalhadoras, tem mulheres guerreiras e empreendedorismo para mostrar” afirmou Fernanda Tainã, empreendedora e uma das maiores entusiastas do turismo na região.

“Serras Gerais é Foto bonita mas principalmente Conexão com as pessoas, são 10 dias atrativos formatados na região inteira, além disso tudo você tem turismo de experiência, tem vivência”, afirmou.

Há sete anos começaram as atividades turísticas na região, mas há cinco anos está no mercado nacional.

“Demos um salto, aprendemos a linguagem mercadológica. Somos a cidade que mais capacita condutores para as Serras Gerais, já estamos com um legado”, afirmou.

São 10 dias de roteiro em 22 cidades do Estado. “A instância de governança é a do Sudeste… Paranã e Porto Alegre querem entrar “, comentou.

O local tem Dunas, cavernas, fervedouros e águas termais que vão entrar também nos roteiros em breve. “Fazemos turismo consciente e sustentável. Vamos ser a maior potência”, Disse.

Em Rio da Conceição são quatro hotéis para atender os turistas. Fernanda inaugurou sua Pousada Cerrado nativo com nove leitos e a ampliação já está em curso para dobrar a capacidade.

O local tem ainda a atuante Associação de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e Produção Associada das Serras Gerais do Tocantins (Assegtur).

Rancho Do Rio

Serras Gerais tem ainda pessoas como Dona Iara, pioneira da região que construiu uma simpática casa para alugar para famílias e casais. O local no estilo rústico e arquitetura detalhada oferece toda estrutura para um turismo familiar.

Além da cachoeira da cravinote, o belo Rio Manoel Alves mostra seus encantos. O local chama atenção pela estrutura organizada e com opções para uma expediência única.

Leia mais sobre o Rancho – Encantos das Serras Gerais: Rancho do Rio, o requinte tocantinense e um destino necessário no pós-pandemia; Conheça cada detalhe deste paraíso

Serras Gerais

Dentre as demandas dos empreendedores da região estão a qualificação profissional nas áreas de hospedagem, alimentação e formação de guias, apoio na revisão dos Planos Municipais de Turismo e planos de comunicação e marketing, melhorias na infraestrutura, entre outros. A região reivindica ainda atenção política.

A região das Serras Gerais é considerada a nova fronteira do turismo tocantinense, com potencial para conquistar as mesmas atenções até então direcionadas ao Jalapão. É formada pelos municípios de Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Pindorama, Rio da Conceição e Taguatinga.

Cinco curiosidades sobre as Serras Gerais que preciso te contar!

1 –  Tem roteiro para até 10 dias;

2 -Vem mais por aí: O local tem Dunas, cavernas, fervedouros e águas termais que em breve entrarão nos roteiros;

3 – Você vai conhecer um dos homens mais ricos culturalmente do Tocantins, o Sr Davi que há mais de sete décadas recebe turistas na sua casa.

Sr Davi Mendes Moreira – Foto: Marco Aurélio Jacob

4 – Esta região foi uma das primeiras do Tocantins (antigo Norte de Goiás) a ser ocupada. Natividade, com seu centro histórico tombado como patrimônio nacional, as tradicionais Cavalhadas de Taguatinga, o “entrudo” no Carnaval arraiano e muitas festas religiosas

5 – Gastronomia baseada nas referências sertanejas e produtos típicos do Cerrado.

6 – Paçoca de carne seca, biscoitos doces assados em fornos à lenha seculares, como o famoso “amor perfeito”, geleias, doces e licores dos mais variados frutos. 

Venha, aproveite e curta com sua família cada canto deste lugar!

Sair da versão mobile