Ícone do site Gazeta do Cerrado

Servidores participam de palestra sobre sistemas de tratamento de água sustentáveis

Servidores da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) participaram de palestra sobre sistemas de tratamento de água sustentáveis para famílias rurais, ministrada pelo professor Francisco Sousa, químico sanitarista da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no auditório da autarquia em Palmas.

Durante a palestra, o professor Francisco Sousa apresentou o sistema sustentável que realiza o tratamento da água chuva tornando-a apropriada ao consumo humano.  No sistema desenvolvido pelo químico é realizado o pré-tratamento com filtros, decantação e filtração final antes de remeter a água para a cisterna.

A água armazenada passa por filtros cerâmicos com carvão ativado; além de reter partículas, a utilização do carvão ativado remove odor, sabor ou coloração imprópria. O sistema possui ainda uma placa coloidal que promove a desinfecção do líquido.

Sued Magno, engenheiro ambiental, explica que o sistema foi apresentado durante a Agrotins 2017 e chamou a atenção dos servidores da ATS. “O sistema é simples, tem baixo custo e utiliza materiais de fácil acesso. Para que todos os servidores tivessem oportunidade de conhecer esse sistema e estudar a viabilidade de utilização em nossos projetos, convidamos o professor para ministrar esta palestra”, destacou.

Publicidade

Captação da água da chuva

Dentro do Programa Água para Todos, a Agência de Saneamento instalou 10.470 cisternas, com capacidade de 16 mil litros, que armazenam água da chuva. O total representa 94,7% de execução.  A gestão do governador Marcelo Miranda iniciou 2015, com 12% de cisternas instaladas.

Os beneficiados são orientados a realizar limpeza do reservatório e das calhas periodicamente. O correto uso do hipoclorito de sódio, distribuído pela Secretaria da Saúde, desinfeta e purifica a água para uso doméstico e consumo humano.

No mesmo programa, as pequenas barragens ajudam o homem do campo no cultivo de lavouras e criação de animais. Até este mês, 77 pequenas barragens foram executadas nos municípios que compõem a região sudeste e representa o percentual de 57% do total de 135.

Sair da versão mobile