Ícone do site Gazeta do Cerrado

Sessão dos 35 anos da Aleto tem reencontros políticos, gratidão entre Miranda e Claudia, homenagem de Mantoan a Cinthia e Wanderlei com discurso por valorização da história e pioneiros; Veja como foi!

Solicitada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), o Parlamento tocantinense comemorou em Sessão Solene, nesta quinta-feira, 29, seus 35 anos de criação. O evento lotou o plenário.

A cerimônia reuniu o governador Wanderlei Barbosa, os ex governadores Raimundo Boi e Marcelo Miranda além da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro Mantoan dentre outros líderes municipais e que fazem parte da história do Tocantins. Cada deputado indicou um homenageado.

O clima foi de viagem à história do Legislativo. Ao todo 118 deputados já passaram pela Casa.

Após a criação do Estado do Tocantins, em 1988, a Assembleia Legislativa foi criada em 1º de janeiro de 1989, quando ocorreu a primeira sessão legislativa.

Wanderlei

O discurso mais esperado foi o do governador Wanderlei Barbosa que assistiu toda sessão. Ele destacou a contribuição dos que passaram pelo Legislativo. “Não podemos deixar nunca de enaltecer a história do parlamento como está sendo feito hoje”, disse.

Ele pregou a valorização da história e dos pioneiros além de lembrar de Siqueira Campos. “A história não é contada apenas no plenário, mas pelos feitos dos parlamentares”, disse.

Ele rendeu elogios ao presidente Amelio Cayres e disse que ele repaginou a Casa e disse que os deputados nunca faltaram à atual gestão. “Sempre tivemos respeito pelos parlamentares e que possamos trabalhar juntos pelo Tocantins”, comentou.

Discurso de Cinthia

A prefeita Cinthia foi a primeira a falar. “Essa Comenda representa para mim o início de uma despedida”, disse. “A Cinthia Ribeiro é uma nova pessoa assim como Palmas e uma nova cidade, Palmas me fez uma pessoa melhor porque fiz da minha dedicação uma verdadeira profissão de fé”, afirmou ao defender sua gestão.

“A sensação de um dever que está quase cumprido. Não prometi muito mas vou entregar tudo”, disse ao citar o selo diamante, a geração de empregos dentre outros índices. Ela disse que a capital tem 5 anos sem nenhum imposto e que é a capital que melhor remunera os servidores.

“Vou trabalhar até o último dia do mandato para fazer do transporte de Palmas um modelo”, disse sobre as alterações no sistema coletivo.

“Nossa caminhada na política está apenas começando enfrentando os dragões da política”, chegou a dizer.

MM de coração aberto

O ex governador e ex deputado, Marcelo Miranda falou em nome dos homenageados. “Se tem uma pessoa que todos nós tocantinenses temos que agradecer é o eminente e saudoso Siqueira Campos”, comentou dizendo.

“Há 33 anos eu entrava nesta Casa e convivi com vários funcionários e todos nós passamos pelas mãos do governador Siqueira Campos e neste momento creio que se aqui estivesse todos os constituintes diriam muito obrigado pela homenagem”, disse.

Marcelo fez questão de enaltecer Wanderlei: “quero cumprimenta lo de público pelo belíssimo trabalho que vem fazendo pelo Tocantins, que Deus continue a ilumina/lo”, disse aplaudido.

Ele lembrou a perda do pai Brito Miranda e falou da saudade. “Hoje é o dia saudade, está sob responsabilidade desta Casa e dos poderes constituídos a responsabilidade de continuar o desenvolvimento sócio econômico deste Estado”, disse.

Ele fez uma menção especial á deputada Claudia Lelis a quem chamou de leal e “minha eterna vice governadora”.

“Não esqueçam que todo mandato é passageiro “, disse aos atuais deputados. “Nunca esqueçam que um dia poderão ser vítimas do que deixamos de fazer pelo outro”, encerrou.

Ex-presidentes

A cerimônia reuniu vários ex presidentes como Antônio Andrade, Cacildo Vasconcelos, Marcelo Miranda dentre outros.

Representantes

Vários políticos não estiveram presentes mas mandaram representantes como foi o caso do senador Eduardo Gomes e de Vicentinho Alves, que foram representados por Clayton Aguiar e Neto Aires.

Mantoan faz homenagem a Cinthia

O deputado Mantoan usou sua fala para exaltar a história de Cinthia com vários elogios e dizendo que ela representa todas as outras mulheres e que ela dá voz a outras gestoras do país. “Mesmo grávida não foi poupada”, chegou a dizer. Ele falou ainda em “Falta de empatia e crueldade” com ela ao relembrar a criação da licença maternidade. Ele chegou a dizer que ela virou uma “mãe” dos servidores de Palmas. No final entregou um quadro pintado em homenagem à esposa.

Tabocão

O deputado Wiston Gomes escolheu Edson Tabocão como homenageado mostrando inclusive a proximidade dos dois que são de Araguatins. Ele contou uma curiosidade: já foi servidor da empresa de Tabocão.

Placar

A sessão teve cinco deputados ausentes que estão em outras agendas. Dentre eles a deputada Janad Valcari que está internada em São Paulo onde faz tratamento após fortes dores de cabeça.

Sair da versão mobile