Ícone do site Gazeta do Cerrado

Sessão na Assembleia homenageia mulheres e jornalistas

Em sessão solene realizada nesta quarta-feira, 8 de março, data em que mundialmente se celebra o Dia Internacional da Mulher, os deputados prestaram homenagens às mulheres tocantinenses que se destacam no desempenho de atividades em prol do Estado.

Realizada todos os anos, a sessão desta manhã foi aberta no plenário da Casa pelo presidente Mauro Carlesse (PHS), que em seguida transferiu sua presidência para a primeira vice-presidente, deputada Luana Ribeiro (PDT).

Receberam o “Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva”, popularmente conhecida como Dona Miúda, a delegada Cinthia Paula de Lima, a juíza federal Denise Dias Dutra Drumond e a professora Neura Mota Martins, cuja atuação foi destaque no cenário estadual.

Três mulheres que fizeram parte da história do Estado e da própria Assembleia Legislativa receberam homenagens póstumas: as jornalistas Olga Cavalcante, que teve grande atuação na divulgação do turismo do Estado, e Maria Arienar da Silva, empresária da comunicação, com relevantes trabalhos nas áreas de publicidade e jornalismo de turismo.

Publicidade

A terceira homenageada foi a servidora da Casa, Maria de Nazaré do Carmo Silva, falecida no último dia 3 vítima de câncer. Pioneira na implantação do Poder Legislativo, com relevantes serviços prestados na Diretoria de Comunicação Social, na seção de Reprografia, na Procuradoria–Geral da Casa e na Biblioteca do Parlamento, sua história profissional se mistura à do Tocantins, já que tomou posse em 1989, quando foram abertos os trabalhos legislativos no Estado.

Discursos

A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Tocantins, Cinthia Paula, que recebeu a honraria por indicação da deputada Luana Ribeiro (PDT), ressaltou a importância do empoderamento das mulheres que atuam em áreas onde os homens ainda são maioria. Falou também acerca dos desafios enfrentados na área de Segurança para garantir proteção às mulheres vítimas de violência e agradeceu o apoio do Parlamento diante das solicitações sindicais.

Já a juíza federal Denise Dias Dutra Drumond, indicada pela deputada Valderez Castelo Branco (PP) para receber a homenagem, lembrou que a expansão das conquistas das mulheres representa o avanço da humanidade rumo à igualdade de oportunidades. Ela destacou que, apesar dos avanços na área trabalhista e da proteção com a Lei Maria da Penha, a emancipação feminina deve continuar nos espaços político e remuneratório.

Uma maior representação de mulheres na política foi o que reivindicou a professora e ex-vereadora Neura Mota, indicada pela deputada Amália Santana (PT) para receber o título. A homenageada afirmou que a batalha feminina por igualdade de direitos tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da valorização da mulher para o fortalecimento da democracia.

Além dos familiares das homenageadas e servidores do Legislativo, prestigiaram a solenidade a vice-governadora Cláudia Lelis (PV) e a prefeita de Palmas em exercício Cinthia Ribeiro (PSDB).

Sair da versão mobile