Ícone do site Gazeta do Cerrado

Sete agências de turismo são multadas por atuar de forma clandestina no Jalapão

(Divulgação)

Sete agências de turismo foram multadas por atuar clandestinamente na região do Jalapão. As multas foram aplicadas durante uma operação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que se concentrou na região das dunas. As empresas não estavam credenciadas no órgão, responsável por gerenciar a unidade de conservação. 

As agências que receberam as multas estão impedidas de entrar nas dunas até se regularizarem. A operação foi realizada neste mês, no período de Carnaval.

Durante a ação, o Naturatins também fez um levantamento para descobrir de onde são os turistas que mais visitam o Jalapão.

O objetivo da ação foi também garantir a preservação do lugar. “Buscar o ordenamento para que não sobrecarregue o atrativo e orientar para que a pessoa faça um bom uso do local, para não subir com nenhum tipo de garrafa, nenhum tipo de bebida”, explicou o diretor de áreas protegidas do Naturatins, Gilberto Iris de Oliveira.

Segundo os dados, a maioria dos turistas, o equivalente a 33%, é de São Paulo. Os tocantinenses ficaram em segundo lugar na lista, com 26%. A beleza do lugar também atraiu moradores do Rio de Janeiro, que ficaram em terceiro lugar com 17%.

Os goianos João Teles e Fábio Cordoba estão de malas prontas para o Jalapão. Essa vai ser a primeira vez deles na região. Embora já quisessem conhecer o local há anos, o planejamento foi de última hora.

“Até chegar a Palmas, eu ainda não tinha uma agência, mas uma amiga que está morando aqui há um tempo, indicou as agências, a gente fez contato e conseguiu resolver tudo depois que chegou a Palmas”. A expectativa deles agora é conhecer um dos mais belos cenários do Brasil.

Fonte: G1 Tocantins

Sair da versão mobile