Ícone do site Gazeta do Cerrado

Setembro já tem média de uma colisão com postes por dia no Tocantins

Poste

Apenas nos primeiros 10 dias de setembro, foram registrados 15 abalroamentos de postes no Tocantins, que juntos afetaram cerca de 9,5 mil tocantinenses que tiveram o fornecimento de energia interrompido por acidentes com postes. Apenas no feriado prolongado, de quinta-feira, 07, ao domingo, dia 10, foram registrados cinco atendimentos emergenciais, que afetaram 6.442 clientes em quatro municípios.

 

Ao todo, 11 cidades tiveram o abastecimento de energia prejudicado por abalroamento de postes em setembro, até o momento, sendo elas: Peixe, Araguaína, Taguatinga, Palmas, Esperantina, Filadélfia, Bom Jesus do Tocantins, Xambioá, Divinópolis, Dianópolis e Barrolândia.

 

No acumulado do ano até agosto, a Energisa já precisou substituir 268 estruturas em todo o Tocantins por causa de colisões de veículos. Esse número representa uma média de aproximadamente 1,1 poste danificado por dia durante o período, ou seja, cerca de 33,5 postes abalroados por mês. “Esta é uma realidade preocupante, já que os acidentes não prejudicam apenas o fornecimento de energia, mas representam também perigo para as pessoas que estão nos veículos e no entorno. Nossa maior preocupação é sempre a vida e a segurança dos envolvidos nos acidentes e, por isso, reforçamos constantemente a importância da atenção ao volante”, comenta o gerente de operação da Energisa Tocantins, Alberto Cunha.   

 

Apesar do número alarmante, este ano foi registrada uma queda de 33,8% no número de postes substituídos em comparação com o acumulado do ano até agosto de 2022, quando a concessionária realizou a substituição de 405 postes danificados no Tocantins. 

 

Abalroamentos

 

Cada colisão pode prejudicar o abastecimento de energia para milhares de clientes, impactando comércios, residências e a prestação de serviços. “E os prejuízos não são apenas com a distribuição de energia. A instalação de uma nova estrutura pode levar de três a quatro horas e o custo médio da substituição é de R$ 3 mil, mas pode chegar a R$ 30 mil ou mais, caso tenha transformador e outros equipamentos. Quem paga por essa substituição é o motorista responsável pelo acidente”, enfatiza o gerente.  

 

Em caso de acidente de trânsito com poste de energia elétrica, é importante manter a calma e acionar o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330). Confira abaixo algumas dicas que podem fazer toda a diferença na segurança das pessoas em casos como este: 

 

– Em situações de emergência, é importante manter-se a calmo para tomar decisões seguras. 

 

– Caso você identifique se é seguro, permaneça dentro do veículo. 

 

– Não toque no poste ou nos fios elétricos: Mesmo que pareçam inofensivos, os fios podem estar energizados e representar um risco à vida. 

 

– Se houver água no local, ou estiver chovendo, mantenha-se dentro do veículo. Se estiver presenciado um acidente, mantenha-se afastado para evitar a condução de eletricidade. 

 

– Espere pela ajuda especializada: Somente profissionais capacitados devem se aproximar do local do acidente para realizar os procedimentos de segurança. 

 

– Não utilize ou toque em qualquer objeto metálico para tentar se desvencilhar do poste ou dos fios. 

 

-  Caso veja uma colisão envolvendo postes e fios elétricos, mantenha-se afastado e entre em contato com Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330) 

 

– Caso presencie um acidente desse tipo, informe às pessoas próximas sobre os riscos e instrua-as a manterem distância. 

 

– Dirija com responsabilidade e atenção, respeitando as normas de trânsito, para evitar acidentes.

Sair da versão mobile