Ícone do site Gazeta do Cerrado

Seu nome é Puçá: Um tesouro de calmaria e exuberância recém-descoberto no Tocantins

Foto –  Gazeta do Cerrado

De Aurora – Maju Cotrim

As Serras Gerais tem muitos tesouros recém descobertos. Verdadeiros paraísos que começam a entrar na rota turística aos poucos. A Gazeta foi conhecer um deles neste sábado, 10.

Na terra onde o lugar mais conhecido ainda é o Rio Azuis, há meses um novo tesouro começou a encantar pessoas.

Praia tem mensagens e trabalho forte de conscientização ambiental – Foto – Gazeta do Cerrado

Para chegar à Praia do Puçá é só percorrer 24 km partindo de Aurora do Tocantins com paisagens e paredões de tirar o fôlego. O local fica na verdade em Lavandeira, mas o acesso é por Aurora. Dá para ir parando na estrada para registrar os inúmeros paredões.

Paisagens lindas de paredões e Serras estão pelo caminho – Foto Gazeta do Cerrado

O nome da praia homenageia uma árvore do cerrado chamada puça que está bem na entrada do atrativo.

A estrada é patrolada e está em bom estado. A praia já atrai a atenção de muitos turistas de outros estados. Com águas cristalinas, o local tem estrutura para receber as famílias.

A estrada para o local é também bem sinalizada com placas.

Estrada para praia é nem sinalizada – Foto – Gazeta do Cerrado

A prainha começou a funcionar há 10 meses com estrutura de banheiros e restaurante. A entrada é R$ 30 por pessoa. A ida é sempre agendada e o forte do local é camping que fica 60 reais, libera a entrada e permite levar comida e bebida.

Praia tem estacionamento, banheiros e espaço para camping – Foto – Gazeta do Cerrado

É um lugar propício também para crianças.

“As crianças são nossos clientes especiais ”, afirmou o proprietário Alex Leandro , desbravador da região. Ele foi quem nos mostrou cada detalhe . Atencioso, faz questão de receber as pessoas ao lado da simpática esposa Thaís.

Visão geral da praia – Foto – Gazeta do Cerrado

Alguns turistas que vão para o Jalapão já passam pelo local. Visitantes do Sul, São Paulo e até internacionais também já começaram a passar por lá. “A galera que vai para o Jalapão sempre para aqui para dormir”, explica o proprietário.

O cardápio é diversificado e os sucos são com frutas do Cerrado. A ideia é fazer uns chalés para receber os turistas mas por enquanto a opção disponível é apenas camping que tem valor de R$ 60 por pessoa.

Pioneiro, Alex é profundo conhecedor da região. “Crei o Puçá para ter uma alternativa e base local de oferecer comida porque ali tem dezenas de cachoeiras e não tinha local para comer e assim a pessoa não precisa voltar para a cidade para comer “, disse. O negócio na Praia gera 10 empregos diretos.

Alex e a esposa Thaís: empreendedores da região – Foto – Divulgação

Alex é conhecido e respeitado no meio turístico da região e um dos batalhadores pelo fortalecimento da atividade na região.

Contato para agendamentos: 061 92419003

Veja vídeo e imagens da praia

 

Sobre Aurora:

Aurora do Tocantins: conheça um pedacinho das Serras Gerais. Localizada á margem das Serras Gerais recebeu esse nome porque fica margeada por cordilheiras, causando o aparecimento do sol mais tarde.

Distância até Aurora do Tocantins
De Palmas: 483 km;
De Brasília: 470 km.

Como conhecer a região

A melhor maneira é contratar um empresa local, tanto pelo conhecimento que se tem na região quanto pelo fomento e fortalecimento do mercado turístico de Aurora.

Veja mais fotos do local

Foto – Gazeta do Cerrado

Foto – Gazeta do Cerrado

Foto – Gazeta do Cerrado

Foto – Gazeta do Cerrado

Foto – Gazeta do Cerrado

Foto – Gazeta do Cerrado

Foto – Gazeta do Cerrado

Foto – Gazeta do Cerrado

Foto – Gazeta do Cerrado

Foto – Gazeta do Cerrado

Foto – Gazeta do Cerrado

Foto – Gazeta do Cerrado

Foto – Gazeta do Cerrado

Sair da versão mobile